Setecidades Titulo
Ouro Fino terá creche, asfalto e UBS
Roberta Nomura
Especial para o Diário
13/01/2006 | 08:22
Compartilhar notícia


Uma série de obras estruturais que a população de Ouro Fino, distrito de Ribeirão Pires, espera há mais de 20 anos está próxima de ser concretizada. É o que garante a Secretaria Municipal de Obras e a Subprefeitura do distrito para os próximos meses. A promessa inclui a construção da primeira creche local, a transferência da UBS (Unidade Básica de Saúde) para a área central do bairro e a pavimentação de ruas e estradas, que juntas contabilizam 26 quilômetros de asfalto.

O subprefeito de Ouro Fino, Admir Augusto, explica que os primeiros serviços começaram a ser executados nesta semana, mas não há prazo definido para a conclusão dos trabalhos. Com um custo médio de R$ 135 mil, a construção da creche deve começar em 30 dias, segundo o administrador. “Depois do início das obras, vão cerca de 60 dias para o prédio ficar pronto”, diz.

O atendimento às crianças é uma reivindicação antiga da população. “Desde quando minha filha era pequena prometeram uma creche para Ouro Fino. Hoje, ela tem 23 anos e está grávida. Agora quem sabe minha neta poderá ter esse benefício”, afirma a agente escolar Iolanda Ferreira Roncon, 44 anos. A ajudante geral Marli Ferreira Gomes Macedo, 37, espera ansiosa a inauguração da creche, que atenderá a 80 crianças. “Trabalho só meio período porque não tenho com quem deixar minha filha de 5 anos. Se tiver o espaço, vou poder trabalhar mais e deixá-la em local seguro”, comemora.

Localizada no Jardim Aymoré, a área infantil agrada até quem tem disponibilidade para cuidar dos filhos. “A creche vai ocupar um local que era considerado perigoso, porque virou esconderijo para bandido. E o melhor é que aqui tem muita mãe que não tem com quem deixar as crianças”, avalia a dona-de-casa Leisa Correa Fraccari Barboza, 34 anos. Além da creche, o pacote de obras previsto para os próximos meses vai transferir a UBS do Sol Nascente para o centro do distrito. “Ainda estamos em negociação para definir o novo local, mas não deve demorar”, diz Augusto. O terreno que hoje abriga o posto de saúde servirá de sede para uma nova escola.

Outro serviço previsto no cronograma de obras é a pavimentação de ruas e estradas da região, já que cerca de 90% das vias do distrito são de terra e pedregulho. Antes da colocação do asfalto, será feita a construção do sistema de drenagem e de galerias para captação de águas pluviais. “São estradas antigas que nunca passaram por obras. Não tem por onde escorrer a água das chuvas. Mas agora vai melhorar”, acredita Augusto. A mesma opinião é compartilhada por moradores e comerciantes da região que sofrem com a poeira em dias secos e com a lama durante as chuvas. “A falta de pavimentação é o que impede o progresso do bairro. Muita gente tem propriedade por aqui, mas não utiliza porque é um lugar esquecido”, afirma o metroviário José Aparecido de Oliveira, 46 anos, que há dez mora na rua Estrela do Mar, uma das vias que será pavimentada.

O comerciante Davilson Bertoldo, 45 anos, também está otimista com as obras de pavimentação das principais ruas dos bairros Jardim Sol Nascente I e II. “Prometeram tanto que a gente fica desconfiado, mas acho que agora vem mesmo. Com o asfalto vai dar para fluir mais carro e as pessoas vão andar melhor. O movimento aqui tende a aumentar”, diz o dono do mercadinho da rua. O orçamento total das obras não foi informado pela Secretaria de Obras de Ribeirão Pires.

 



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;