Esportes Titulo
Guerra de nervos marca final do Paulista
Por Nelson Cilo
Especial para o Diário
09/06/2000 | 01:01
Compartilhar notícia


  A dois dias do primeiro confronto pelas finais do Campeonato Paulista, sábado, às 16h, no Morumbi, Levir Culpi nao queria reaquecer nenhuma polêmica. Mas de tanto que os repórteres provocaram, o técnico do Sao Paulo rebateu os cutucoes que levou de Giba. Este declarou que dificilmente o Santos deixará escapar o título. O comentário do treinador adversário mereceu apenas frases curtas e irônicas. "Ele (Giba) falou mesmo isso? Pois bem: o Santos vai perder com dificuldades...", reagiu.

Levir devolveu o tiroteio de maneira discreta e acusou a imprensa de aumentar as proporçoes da guerra fria entre os dois lados. Ele se referiu principalmente às entrevistas em que teria zombado de Giba e do próprio Santos. "Uma vírgula pode mudar a história. Eu nao disse que pretendia combater o oba-oba do Santos. Inventaram isso."

Depois de esfriar o bate-boca, Levir nao escondeu uma preocupaçao: a de controlar a ansiedade do grupo. Tanto é que a psicóloga Suzy Fleury esteve à tarde no CT da Barra Funda para comandar uma palestra de 50 minutos. Os principais itens tocaram na importância do fortalecimento moral e na capacidade de superaçao dos desafios.

Apesar disso, Levir reconhece que o Sao Paulo ainda nao encontrou o ponto exato de equilíbrio, mas entende que o talento dos jogadores tarimbados pode compensar a inexperiência dos mais jovens. "Aqui, todos revelam espírito de vencedores", elogia.

Durante o treinamento tático, Levir impediu que os cinegrafistas filmassem as jogadas ensaiadas. Mais tarde, aproveitou a coletiva para explicar que nao tinha nada a esconder do Santos. "Os dois já se conhecem demais. Mas vai que a gente descobre uma coisa nova e apronta..."

Levir defende a tese de que o Sao Paulo nao deve ignorar a vantagem do empate, mas alerta para os riscos de se escorar em um critério às vezes traiçoeiro.

O técnico do Sao Paulo lembrou que as equipes teoricamente beneficiadas dançaram nas semifinais, citando os casos do Corinthians e do Palmeiras. "Espero que o Sao Paulo quebre o tabu. Independentemente das circunstâncias, meu time adota um perfil ofensivo. Agora, nao dá para mudar nossa característica", avisa.

Quando lembraram que ele nao teve sorte nas últimas decisoes, Levir procurou desconversar. A exceçao do título mineiro pelo Cruzeiro, só acumulou derrotas nas finais dos últimos dois anos, inclusive contra o Corinthians no Campeonato Brasileiro de 1998 e diante do Palmeiras na Copa do Brasil e Mercosul. "Sao muitas competiçoes. Nao me recordo de nada."

Levir confirma o Sao Paulo nos vestiários, mas persiste uma dúvida. Se Axel nao estiver recuperado das dores no joelho, o zagueiro Maldonado atuará improvisado no meio-campo. Rogério Pinheiro deve permanecer na zaga.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;