Economia Titulo
Telmex e Bell Canadá formam joint venture com sede no Brasil
Por Do Diário do Grande ABC
08/06/2000 | 12:14
Compartilhar notícia


A Telefonos de México SA anunciou no fim da noite de quarta-feira um acordo com a Bell Canada International Inc (BCI) para formar uma joint venture na América do Sul que vai fundir os ativos das empresas na regiao. A nova empresa, uma joint venture 50% - 50% que terá sede no Brasil, vai ter capitalizaçao inicial de US$ 3,5 bilhoes, segundo comunicado da Telmex divulgado na Cidade do México. O número inclui os ativos da Telmex no Brasil, os ativos da BCI na América do Sul e US$ 1,8 bilhao em cash e compromissos de investimentos das duas companhias.

A SBC Communication Inc terá a opçao de adquirir uma participaçao de até 25% na nova empresa, contribuindo com ativos e dinheiro, informou a Telmex. De acordo com a empresa mexicana, a SBC está estudando a oferta e vai decidir até o fim de julho. A joint venture será "o principal veículo de expansao na América do Sul" para a Telmex e a BCI. A nova empresa vai inicialmente se concentrar no Brasil, Colômbia e Venezuela, com planos de expansao para outros mercados da regiao.

A Telmex provavelmente fornecerá a maior parte do capital novo e a companhia nao deverá ser listada. A Telmex e a SBC haviam informado em dezembro que comprariam até 50% da ATL (Algar Telecom Leste SA), operadora de celular do Rio de Janeiro.

A BCI tem uma participaçao maior na América do Sul do que a Telmex. A empresa possui 34% da espelho Vésper SA, que iniciou operaçoes em janeiro e planeja atingir 70 cidades até o fim do ano. A BCI possui ainda 54,7% da Canbras Communications Corp, operadora de tevê a cabo com cerca de 100 mil assinantes na área de Sao Paulo e 50 mil assinantes de telefonia em Sao Paulo e no Rio de Janeiro. Possui também 16% da Americel SA, de telefonia móvel com 250 mil assinantes no oeste do Brasil, e 16,3% da Telet SA, com 250 mil assinantes de telefonia móvel no Rio Grande do Sul.

A BCI tem também 55% da Comcel SA, operadora de telefonia móvel com 750 mil assinantes no leste e oeste da Colômbia. A Telmex, com sede na Cidade do México, domina o mercado de telefonia no país, com mais de 11,2 milhoes de clientes em telefonia fixa e 6,5 milhoes clientes de telefonia móvel. A BCI é uma unidade da BCE, com sede em Montreal, maior companhia telefônica do Canadá.

A BCI e a Telmex vao apontar, cada uma, três membros para a comissao executiva de seis integrantes da empresa. O cargo de chairman será rotativo, com cada empresa ocupando-o por um ano. A alta direçao será apontada em breve. A transaçao, que depende da aprovaçao das autoridades reguladoras, deve ser concluída em três ou quatro meses.

As operaçoes da joint venture tinham em 31 de março passado mais de 2,5 milhoes de clientes em suas redes de telefonia fixa e móvel e cobriam uma área de cerca de 220 milhoes de pessoas. A nova empresa vai buscar estabelecer uma "relaçao comercial "com a T1msn.com, um portal de Internet resultante da parceria entre a Microsoft Corp. e a Telmex.

"Os parceiros acreditam que a atual dinâmica competitiva da América do Sul cria uma abertura imediata de mercado para este empreendimento", afirma a Telmex. O comunicado informa que a nova companhia vai construir plataformas fixas e móveis, incluindo redes metropolitanas de fibra ótica. A Goldman Sachs e a RBC Dominion Securities estao atuando como consultores financeiros da BCI.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;