Economia Titulo
‘Gurus’ da economia visitam a região
Daniel Trielli
Do Diário do Grande ABC
13/08/2006 | 09:07
Compartilhar notícia


A Fundação Santo André vai respirar economia nesta semana. A partir de segunda-feira, a Faeco (Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas) organiza a 4ª Semana de Economia, que inclui palestras e oficinas sobre o tema e se estende até sábado.

As palestras, todas as noites das 20h às 22h, são gratuitas e acontecem no auditório da Faeco. Os temas vão desde Perspectivas da Economia Brasileira – por Roberto Macedo – até Métodos Quantitativos – por José Oliveira Siqueira. Os palestrantes, também, são dos mais variados. Quem abre a semana é Ladislau Dowbor, que no começo dos anos 1980 foi o consultor de Assuntos Políticos Especiais para o então secretário-geral das Nações Unidas, Kurt Waldheim.

Na quarta-feira é a vez de Carlos Eduardo Carvalho falar sobre o tema Economia da América Latina. No dia seguinte, o tema Economia Industrial e Política Econômica é explicado por Anita Kon, pós-doutora pela University of Illinois.

Mas a Fundação se orgulha da palestra de encerramento, quando o secretário nacional de Economia Solidária, Paul Singer, e o diretor da Rede Nacional de Bancos Comunitários, João Joaquim de Melo Neto, falam sobre Economia Solidária.

O professor e presidente da comissão organizadora, Ricardo Balistiero, está otimista sobre o evento. "As outras edições foram bem positivas, com uma participação muito boa. Baseado nisso, esperamos um público ótimos esses dias todos", conta. "Os palestrantes são pessoas muito bem qualificadas, que têm muito a dizer."

Integração – Balistiero também destaca o trabalho nas oficinas, que acontecem todos os dias, antes das palestras. O projeto vai contar com a participação de 24 ex-alunos – cujas monografias foram selecionadas como as melhores da Faeco – e seis bolsistas em iniciação científica.

O organizador está animado com as oficinas. "É a primeira vez que fazemos isso. O objetivo é convidar os alunos de economia que estão na iniciação científica para eles apresentarem aquilo em que estão trabalhando", explica o professor. "Ao mesmo tempo, os já formados também vão participar, para dividir suas experiências. Então é um jeito de criar uma ponte entre os dois, além de trazer de volta os ex-alunos, o que é sempre positivo."

Programação da Semana de Economia

As palestras, gratuitas, acontecem das 20h às 22h no auditório da Faeco (Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas) da Fundação Santo André.

Segunda-feira (14)

Tema: Economia e Democracia

Palestrante: Ladislau Dowbor, consultor do então secretário-geral da ONU, Kurt Waldheim (1980-81), na área de Assuntos Políticos Especiais.

Terça-feira (15)

Tema: Métodos Quantitativos

Palestrante: José Oliveira Siqueira, pós-doutor pelo Courant Institute of Mathematical Sciences

Quarta-feira (16)

Tema: Economia da América Latina

Palestrante:

Carlos Eduardo Carvalho, doutor pela Unicamp

Quinta-feira (17)

Tema: Economia Industrial e Política Econômica

Palestrante:

Anita Kon, pós-doutora pela University of Illinois

Sexta-feira (18)

Tema: Perspectivas da Economia Brasileira

Palestrante: Roberto Macedo, secretário especial de Política Econômica do Ministério da Economia (1991-92)

Sábado (19)

Tema: Economia Solidária

Palestrantes: Paul Singer, secretário nacional de Economia Solidária; João Joaquim de Melo Neto, diretor da Rede Nacional de Bancos Comunitários




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;