Cultura & Lazer Titulo Estudos
Robson Miguel ministra curso de tupi-guarani em Ribeirão Pires

Com duração de 60 horas, encontros serão no Castelo do violonista

Miriam Gimenes
Do Diário do Grande ABC
17/10/2019 | 07:01
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


No processo de colonização, o tupi-guarani deixou de ser a língua usada o Brasil, que incorporou o português. Isso não quer dizer, no entanto, que as palavras indígenas tenham sido abolidas do vocabulário. Pelo contrário. Muitas são usadas até hoje.

De modo a mostrar todo este histórico e promover o entendimento da língua indígena, o violonista Robson Miguel ministra, toda quinta-feira, em seu Castelo (Rua do Castelo, 310), em Ribeirão Pires, o curso de tupi-guarani. “É importante considerar que nomes de bairros, cidades, árvores, frutos do nosso vocabulário e que são milenares vêm do tupi, como Paranapiacaba, Guapituba, Mauá, Ipiranga. Os indígenas não davam nome às coisas, eles colocavam o significado”, explica.

Com o objetivo de repassar essas e outras informações aos alunos, o violonista pretende dar, com todo suporte didático necessário (apostilas, vídeos, vivências em aldeias, como a Krukutu, que faz divisa com São Bernardo), 60 horas-aula, que podem ser dispostas pelos alunos como preferirem. “Quem quiser terminar mais rápido, pode fazer mais vezes por semana”, sugere. Não é necessário pagar matrícula e o valor da mensalidade é R$ 100. Inscrições em 4829-3382.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;