Cultura & Lazer Titulo Teatro
Obra de Suassuna ganha montagem

‘Auto da Compadecida’ será apresentada este fim de semana na Escola Nacional de Teatro

Por Miriam Gimenes
Do Diário do Grande ABC
29/06/2019 | 07:40
Compartilhar notícia


Um dos clássicos do escritor paraibano Ariano Suassuna (1927-2014), o Auto da Compadecida ganha montagem dos alunos da Escola Nacional de Teatro de Santo André, que apresentam este fim de semana – com duas sessões por dia, às 19h e 21h – em sua sede (Rua Senador Flaquer, 958), a obra a preços populares: R$ 12. A direção é de Luiz Campos.

O diretor diz que o espetáculo faz parte da formatura do grupo, que trabalhou, neste semestre, com o teatro popular. “Optei por Suassuna pela grandiosidade desse grande autor para as artes e que, para formação destes artistas, valorizar nossos dramaturgos é de suma importância. Existem diversos dramaturgos consagrados do nosso País, como Vianinha, Guarnieri, Plinio Marcos, Oswald de Andrade, e certamente Ariano Suassuna é um destes grandes”, explica.

E para contar as peripécias de João Grilo e Chicó, ele tomou uma licença poética. “Coloquei duas mulheres (que os interpreta) para diferenciar do filme. Na verdade, coloquei a figura da mulher como protagonista, adquirindo vários papéis que eram de antes, além de Jesus, que coloquei uma mulher trans para o papel. Para uns, isso ainda é algo chocante e uma afronta, mas se Jesus está em todos nós, ele pode ser trans, negro, oriental, mulher”, finaliza.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;