Memória Titulo
Paróquia Matriz celebra ano jubilar

Iniciamos a Semana Santo André lembrando o centenário da Paróquia Matriz

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
07/04/2011 | 00:00
Compartilhar notícia


Iniciamos a Semana Santo André lembrando o centenário da Paróquia Matriz (1911 - 2011). A chamada igreja cor-de-rosa do alto da Vila Assunção respira o centenário. Várias ações serão realizadas em direção à data maior, 21 de dezembro, pois foi nesse dia, em 1911, que a paróquia foi criada, desmembrando-se da Paróquia da Boa Viagem, de São Bernardo.

A comunidade do bairro tem recebido material alusivo ao centenário. Várias datas vão se popularizando. E na sacristia a matriz expõe permanentemente os retratos de todos os párocos, a partir do padre Luís Capra, o primeiro, que assumiu em 3 de março de 1912. O pároco atual é o padre Danilo José Ravanello.

Divulga a matriz: "Podemos dizer que a pequena comunidade iniciou numa sala, depois construiu sua capela, em seguida fez a primeira matriz, até chegar à construção atual, concluída em 1958."

Memória visitou a Matriz de Santo André sábado e comprometeu-se com o pároco Danilo a divulgar os passos da paróquia no seu ano jubilar.

LINHA DO TEMPO
1908 - Biagio Jacopucci permite o uso de uma sala de sua residência, situada próxima da fábrica Ipiranguinha, para a celebração de missas aos domingos.

1909 - Com a ajuda do coronel Alfredo Flaquer começa a ser construída a primeira capela.

1910 - Alfredo Flaquer e mulher, Maria de Freitas Flaquer, doam à capela um terreno de 2.500 metros quadrados; a capela é inaugurada em 30 de maio daquele ano pelo padre Francisco Dolci, pároco de São Bernardo.

1911 - 21 de dezembro - Criada a Paróquia de Santo André, desmembrando-se de São Bernardo.

1912 - 3 de março - Toma posse o primeiro pároco, padre Luís Capra.

1912 - outubro - Iniciada a construção da primeira igreja matriz, que antecedeu a atual.

1914 - 25 de março - Inaugurada a primeira matriz.

1945 - Iniciada a construção da atual igreja, inaugurada em 1958.

Escreve a Matriz: "Hoje, passados 100 anos, revendo a história da paróquia, agradecemos a Deus por esse núcleo de pioneiros, imbuídos de vida cristã, que marcaram o início da trajetória da Matriz de Santo André".

legenda da foto: Concentração religiosa defronte à antiga Igreja Matriz de Santo André na década de 1930: o povo católico reunido em torno da sua igreja

PASSEATA DO SILÊNCIO

‘Me dá um dinheiro aí...'
Depoimento: Fuad Sayar

Nós nos reuníamos no Centro Acadêmico, em cima do Cine Max. "Ah, precisa de um sistema de som". Íamos lá no Grêmio, pegávamos as caixas acústicas, as cornetas, e tocávamos aquela música: "Ei, você aí, me dá um dinheiro aí, me dá um dinheiro aí".

O meu pai tinha uma loja na Rua Manoel Coelho. Quando aparecíamos no Centro Acadêmico, ele ia ver o que estava acontecendo. Ficava receoso e ia com um revólver. Um dia deparou-se com os vereadores Jaime da Silva Reis e João Anhê, ouvindo de um deles: "Eu vou lá em cima meter a mão nesses caras, nesses turcos que estão fazendo esse negócio". Meu pai mostrou o revólver: "Vai. Eu dou um tiro em vocês".

Fomos falar com o delegado. E aí aparece uma figura muito importante, o Juventino Borges, comandante da Polícia Militar em São Caetano, que nos deu todo o apoio, com uma ressalva: "Eu concordo que vocês façam a passeata, mas não passem em frente da delegacia". E nos passamos.

Levamos um susto quando vimos a quantidade de gente, a grandiosidade do ato. A cidade tomou conta daquilo que queríamos fazer. Apareceu todo mundo de vela. Não esperávamos aquela adesão.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Terça-feira, 7 de abril de 1981

Manchete - Financiamentos do BNH terão reajuste a cada seis meses

Trabalho - General Motors apresenta proposta sobre férias coletivas.

Especial (Luiz Carlos Ferraz) - Favela, subproduto da industrialização.

Futebol - Jogos do domingo envolvendo equipes do Grande ABC na Segunda Divisão: no Estádio Bruno Daniel, Santo André 0, Saad 0; em Guaratinguetá, Esportiva 1, Aliança 1.

EM 7 DE ABRIL DE...

1766 - Dom Luiz Antonio de Souza Botelho Mourão, o Morgado de Matheus, assume o governo de São Paulo.

1831 - Dom Pedro I abdica do trono brasileiro em favor de seu filho, Pedro de Alcântara, futuro Dom Pedro II. O ato marca o fim do Primeiro Reinado e o início do Período Regencial.

1881 - Florentino Carlos d'Abreu assume o governo de São Paulo.

1976 - Missa homenageia ex-prefeitos e ex-vereadores falecidos em Santo André.

1976 - Augusto Toldo, de Rudge Ramos, eleito presidente da Liga de Futebol de São Bernardo.

Trabalhadores

Nasce em 7 de abril:

1925 - Conceição Moreira. Operária da CBC (Companhia Brasileira de Cartuchos). Residência: Alameda Vieira de Carvalho, 416, Vila Santa Terezinha.

FONTE: 1º livro geral de registro de associados do Sindicato dos Químicos do ABC.

MUNICÍPIOS PAULISTAS

* Araçoiaba da Serra. Criado por lei provincial de 7 de abril de 1857.

* Óleo. Elevado a município em 1917, quando se separa de Santa Cruz do Rio Pardo.

HOJE

Dia Mundial da Saúde. Dia Nacional do Jornalista.

Dia do Médico Legista. Dia Mundial contra o Tabaco.

Dia do Correto Dia da Rádio Patrulha

SANTOS DO DIA

Guilherme de Scicli, Hermano, João Batista de La Salle e Ursulina.

São João Batista de La Salle (França 1651 - 1719). Com 12 companheiros, fundou, em 1684, a congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs.

Fontes: Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Vozes, 2011; site: www.paulinas.com.br .

FALECIMENTOS

Na segunda quinzena de março de 2011, 63 pessoas com 80 anos ou mais faleceram em Santo André, segundo levantamento do Serviço Funerário. Com 90 anos ou mais faleceram 13 pessoas, conforme listagem:

Anna Fanin Villatoro, 99

Jose Antonio Moreira, 95

Francisca Madureira, 94

Maria Garcia Sarsano, 92

Orlanda Galonetti Pereira, 91

Luis Inacio da Costa, 91

Aparecida Maturo Cornieri, 91

Maria Jose de Jesus, 91

Maria Monteiro Pasqualetti, 91

Maria do Carmo Espírito Santo, 91

João de Souza, 91

Emidio Simões Marques, 90

Nadyr Fernandes Vargas, 90

SÃO CAETANO

(Cemitério da Cerâmica)

Neusa Aparecida Batistucci Gomes. Ontem.

Fortunato Mazzitello, 56. Natural de São Paulo (SP). Ontem.

Sandra Regina Lirola, 54. Natural de São Paulo (SP). Anteontem.

Igor Fernando Lourenço da Silva, 17. Natural de São Caetano. Anteontem.

Em memória - Câmara de São Bernardo realiza hoje, a partir das 19h30, sessão solene de entrega de moção à viúva de Hamilton Barros de Vasconcelos, engenheiro calculista que fez carreira na cidade e faleceu em 25-12-2010 aos 51 anos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;