Internacional Titulo
Morre o astronauta Pete Conrad, 3º a ir a lua
Por Do Diário do Grande ABC
09/07/1999 | 09:03
Compartilhar notícia


O astronauta norte-americano Pete Conrad morreu, aos 69 anos, numa estrada da Califórnia (Oeste dos Estados Unidos), informou esta sexta-feira um noticiário da CNN, citando fontes oficiais.

Conrad, que foi o terceiro homem a chegar à Lua, morreu de hemorragia interna, depois que sua motocicleta saiu da estrada.

Pioneiro das missoes espaciais, Charles "Pete" Conrad fez sua primeira viagem ao espaço em 1965, durante a corrida espacial entre norte-americanos e russos, a bordo do Gemini-5, missao que permitiu aos EUA quebrar, pela primeira vez, o recorde russo de permanência na órbita da Terra.

No ano seguente, Pete Conrad comandou o Gemini-11, conseguindo marcar um novo recorde de altitude, de 1.368 km. Foi entao que seu colega Richard Gordon realizou o célebre primeiro passeio fora da cápsula espacial.

Pete Conrad obteve a glória em novembro de 1969, quando deu seus primeiros passos no "oceano das tempestades" na Lua e quando protagonizou a primeira queda de um homem sobre o solo lunar, quando quis recolher uma pedra na borda de uma cratera, o que o fez cair de joelhos.

Em 1973, Pete escapou da morte, ao saltar de pára-quedas de seu aviao a jato T-38, antes da queda.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;