Política Titulo Metrô na região
Deputados defendem plano original de modal da Linha 18

Thiago Auricchio, Barba e Luiz Fernando cobram execução do projeto já acertado

Júnior Carvalho
do dgabc.com.br
23/03/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


Deputados estaduais com base nas sete cidades, Teonilio Barba (PT), Luiz Fernando Teixeira (PT), ambos de São Bernardo, e Thiago Auricchio (PR), de São Caetano, defenderam que o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), mantenha o projeto de Metrô para o Grande ABC por meio da Linha 18-Bronze, que ligará a região à Capital.

Doria afirmou na quarta-feira, durante visita ao Grande ABC, que a definição sobre o futuro do monotrilho sairá em 90 dias. Em meio à demora para que o projeto seja viabilizado – teve contrato assinado em 2014 –, foi aventada a possibilidade de alterar o modal já acertado e adotar o BRT (sigla em inglês para sistema rápido de ônibus). “O Grande ABC não quer receber um BRT ou corredor de ônibus. O Grande ABC quer receber estações de Metrô e um veículo sobre trilhos. Nossa região é muito importante. Doria não pode tratar a região como o quintal da sua casa. E os deputados da região têm que levantar a bandeira do Metrô no Grande ABC”, defendeu Luiz Fernando.

Barba, por sua vez, destacou a demora para que o monotrilho saia do papel. “A região precisa de transporte de massa e de qualidade. O grande problema é o tempo que esse projeto está parado, passando por várias gestões. Me parece que tudo isso (estudos sobre modificar o modal) é desculpa para não executar o projeto”, criticou.

Em discurso na Assembleia, Thiago Auricchio citou reportagem do Diário, publicada na quinta-feira, que mostrou que a população do Grande ABC é favorável ao sistema convencional metroviário. “Foi colocado em pauta (a alternativa de implementar) o BRT, mas todos nós sabemos que esse modelo não tem a mesma eficiência, transporta menos passageiros e não tem a mesma velocidade. Uma pesquisa recentemente feita pela imprensa da região mostrou que a população quer o Metrô, não o BRT. A gente tem sempre que ouvir a população e entender o que é melhor para ela. Não tenho dúvidas de que o Metrô é o melhor para nossa região.”

O republicano questionou ainda as consequências de possível mudança no projeto, tendo em vista que o governo do Estado assinou, em 2014, contrato de PPP (Parceria Público-Privada) com o Consórcio Vem ABC para a construção da linha. “Em momento de dificuldade econômica, quem é que vai arcar com os custos da rescisão de contrato com o consórcio vencedor da PPP?” (colaborou Daniel Tossato)

Fala, povo

“Sou totalmente a favor do Metrô. Os trens não suportam a lotação e muito menos os ônibus.”
Renan Silva, 25 anos, técnico em tecnologia da informação, morador de Ribeirão Pires.

“O Metrô certamente melhoraria a condução aqui no Grande ABC, seria mais rápido do que o BRT.”
Jane Peixoto, 52, cuidadora de idosos, moradora de Rio Grande
da Serra. 

“Sempre quis que o Metrô viesse para o Grande ABC. Facilitaria bastante a vida dos moradores daqui.” 

Allan de Sá Nascimento, 24, enfermeiro, morador de Mauá.

“Acredito que o Metrô vai ajudar a vida de todos, principalmente nos horários de pico. Seria excelente alternativa.” 

Rafael Valença, 28, motorista de carro particular, morador de Santo André

“Levo mais de duas horas para chegar ao trabalho aqui no Rudge Ramos. Com certeza o Metrô ia melhorar muito esse tempo” 

Edilene Isabel Ferreira, 34 anos, recepcionista, moradora de São Paulo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;