Memória Titulo Memória
Clássicos do Diário há 60 anos: 1958-2018 - Só 345 eleitores em 1903
Ademir Medici
06/10/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


Eleições brasileiras em 2018. E quantos eleitores existiam no Grande ABC em 1903? Voltemos no tempo.

Rodrigues Alves foi eleito presidente da República em 1902. Seu vice era Silviano de Almeida Brandão, que faleceu no cargo. Para o lugar do vice foi eleito, em pleito especialmente convocado, Affonso Augusto Moreira Penna, que obteve 652.247 votos.

O Grande ABC – então denominado município de São Bernardo – participou da eleição para escolha do novo vice. O pleito foi em 18 de fevereiro de 1903 e, na região, estavam aptos a votar apenas 345 eleitores, distribuídos em três secções: duas na sede do município, na Vila de São Bernardo; e uma em Ribeirão Pires.

O registro consta de ‘acta’ especial para divisão do município em secções eleitorais, lavrada a 29 de janeiro de 1903 e hoje arquivada na biblioteca da Câmara Municipal de Santo André.

Na mesma eleição de Affonso Pena foram eleitos deputados e senadores ao Congresso. As eleições eram comuns.

Naquele mesmo ano de 1903 houve eleição a 31 de maio para escolha de um senador e um deputado ao Congresso do Estado.

Também houve eleição em novembro para escolha de deputados ao Congresso do Estado, dez senadores para substituição aos que haviam concluído mandato e um senador para a vaga deixada pela morte do Dr. José Cardoso de Araujo Abranches.

AMANHÃ

Flaquer apoia Rodrigues 

Alves

Interação com Facebook

Golpe frustrado

Eduardo Ferreira estende os punhos para receber a algema. Na cabeça, apenas uma inquietante pergunta: o que é que deu errado comigo?

De uma crônica de Guido Fidelis que o Diário publicou em 6 de outubro de 1988. Leia na íntegra acessando o Facebook da Memória: https://www.facebook.com/ademirmedici

Diário há 30 anos

Quinta-feira, 6 de outubro de 1988 – ano 31, edição 6876


Manchete – Carta inaugura nova fase democrática. Ao promulgar a Constituição, às 15h50 de ontem, o deputado Ulysses Guimarães declarou: “Está encerrado o ciclo autoritário de 1964, iniciando-se uma nova fase de democracia no País”.

“Um dia esperado por longos 20 anos”, escreveu o jornalista Joaquim Alessi, enviado especial do Diário a Brasília.

Grande ABC – Das cinco estradas vicinais da região que receberiam serviços de pavimentação, recuperação e complementação a partir de setembro, apenas uma está em obras, a Estrada São Caetaninho, em Ribeirão Pires.

Secretaria de Transportes do Estado deveria também estar trabalhando em estrada da Terceira Divisão, em Mauá. E nas Estradas Galvão Bueno, Cooperativa e Samuel Aizemberg, em São Bernardo. Todas elas estavam abandonadas e sem sinalização.

Em 6 de outubro de...

1973 – Inaugurada a sede própria do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo e Diadema, na Rua João Basso, esquina com a Rua José Bonifácio. Ali permanece. Ampliado, hoje com o nome genérico do ABC. 

n De surpresa, governador Laudo Natel chega a São Bernardo para ver os Jogos Abertos do Interior.

1978 – Inaugurado o Cine-Teatro Martins Pena, em São Bernardo.


A Sapoti em Santo André

A foto de Angela Maria publicada na Memória de terça-feira foi tirada em abril de 1968, há meio século, portanto, e não em 1953.

Hoje

Dia do Tecnólogo

Início da Semana da Criança

Santos do Dia

Bruno (Colônia, Alemanha 1030 – Squillace, Calábria, Itália 1101). 

Sacerdote. Professor de Teologia. Fundador da Ordem dos Monges Cartuxos. Na Cartuxa reside o silêncio total e absoluto como meio para chegar a Deus.

Maria Francisca

Erotides 

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 6 de outubro:

No Mato Grosso, Cáceres e Jaciara

No Espírito Santo, Conceição da Barra

Na Bahia, Contendas do Sincorá e Livramento de Nossa Senhora

Em Santa Catarina, Coronel Freitas e Quilombo

No Ceará, Ipaporanga

Em Minas Gerais, Monte Carmelo

Fonte: IBGE




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;