Setecidades Titulo Contra o alcoolismo
Aplicativo facilita acesso a grupos de apoio

Ferramenta disponibiliza 5.000 endereços de associações específicas, sendo 56 na região

Bia Moço
23/06/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel


 O alcoolismo, que começa com a tradicional ‘bebericagem’ entre amigos, já é considerado patologia pela OMS (Organização Mundial de Saúde) desde o ano passado. Não à toa, conforme pesquisa da própria instituição internacional, o consumo de álcool per capita no Brasil aumentou 43,5% em dez anos. Diante deste cenário, o advogado Paulo Leme Filho – abstêmio do álcool há 21 anos – idealizou a ONG (Organização Não Governamental) Movimento Vale a Pena, com ações direcionadas para a prevenção do alcoolismo e da dependência química e lançou, em abril, o aplicativo Eu Me Importo, para facilitar o acesso a grupos de apoio no Estado.

“Lancei um livro em 2015 sobre alcoolismo, e também contando um pouco da história do meu pai, que há 29 anos se livrou do álcool. Depois disso, comecei a palestrar para jovens e notei a necessidade de suprir uma alta demanda: anonimato para encontrar um grupo de apoio”, relata Filho.

A ferramente está disponível em formato Android e reúne 5.000 endereços de organizações, além de informar os dias e horários das reuniões. A pessoa interessada em acessar os grupos deve baixar o aplicativo e inserir o seu endereço ou o CEP. “O Eu me Importo não solicita nome e informações pessoais, preservando o anonimato. Não há perigo de vazamentos, por se tratar de ferramenta de consulta e não de captação de dados”, esclarece o fundador.

Entre os grupos de apoio indicados estão: AA (Alcoólicos Anônimos), NA (Narcóticos Anônimos), Associação Antialcoólica do Estado de São Paulo, Amor-Exigente, Al-Anon e Nar-Anon. Ao todo a região conta com 56 unidades de apoio, sendo sete em Santo André, 17 em São Bernardo, 12 em São Caetano, nove em Diadema, quatro em Mauá, seis em Ribeirão Pires e uma em Rio Grande da Serra. “Indicamos apenas como dar o primeiro passo. Não emitimos juízo de valor sobre qual é o melhor grupo. O que fazemos é colocar à disposição os endereços de entidades sérias e gratuitas”, ressalta Filho.

O advogado também trabalha no lançamento do livro Vai Valer a Pena, onde conta sua difícil trajetória para se livrar do vício. “Depois que me tornei pai, junto com a minha experiência de vida, pensei no futuro das crianças. Se 10% da população mundial é alcoólica, o futuro dos pequenos está em jogo. Quis divulgar minha vida, depois de anos me escondendo, como alerta.”

O app também está disponível no www.movimentovaleapena.org.br e www.vaivalerapena.net.br.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;