Política Titulo Em estudo
Atila estuda convidar Márcio Chaves para Sama

Ex-secretário de Saúde já comandou a autarquia e ajudaria na construção do acordo com a Sabesp

Raphael Rocha
do Diário do Grande ABC
09/12/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz 7/12/16


O núcleo duro do governo do prefeito de Mauá, Atila Jacomussi (PSB), ainda quer contar com Márcio Chaves (PSD) na administração, apesar de o pessedista ter pedido demissão da Pasta de Saúde nesta semana. A intenção é oferecer o comando da Sama (Saneamento Básico do Município de Mauá) e ficar à frente da construção de nova empresa, em parceria com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).

O Diário apurou que a ideia de Atila é aproveitar a experiência de Márcio Chaves no comando da Sama – ele, então vice-prefeito, foi superintendente da autarquia durante parte da primeira passagem de Oswaldo Dias (PT) pela Prefeitura – para liderar processo complexo de acordo com a Sabesp em troca do abatimento da dívida bilionária que a estatal paulista cobra da cidade.

Em outubro, Atila entregou na Sabesp proposta de gestão compartilhada do serviço de fornecimento de água no município para que o passivo da cidade fosse liquidado. A oferta ainda envolveria uma empresa privada, como forma de turbinar os investimentos na antiga rede de distribuição mauaense. O presidente da Sabesp, Jerson Kelman, se comprometeu a responder a Prefeitura até o começo da segunda quinzena deste mês – se aceita, rejeita ou se efetiva contraproposta.

Atualmente a Sama é gerenciada por Israel Aleixo de Melo, advogado, presidente do PSB municipal e braço direito de Atila desde a época em que o hoje prefeito era vereador de Mauá. No organograma presente na cabeça do chefe do Executivo, Aleixo seria deslocado para a Pasta de Governo e o hoje titular desse setor, João Gaspar (PCdoB), ficaria em definitivo na Secretaria de Transportes, departamento que hoje ele responde de forma interina.

Chaves minimizou qualquer especulação nesse sentido. “Só falo do que tenho capacidade de gerenciar. Ocupar outra posição no governo não depende de mim. Cargo de confiança é prerrogativa do chefe do Executivo”, disse o pessedista, reforçando que seu plano A é retomar integralmente as atividades em sua empresa privada de consultoria.

INTERINA
Enquanto não define o substituto titular da Secretaria de Saúde de Mauá, Atila indicou Samara Kielmann Almeida dos Reis para responder interinamente pelo setor. Ela é secretária adjunta de Saúde. Não há prazo para escolha definitiva para a Pasta. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;