Setecidades Titulo
Procissão náutica homenageia Nossa Senhora Aparecida
Por Matheus Angioleto
Especial para o Diário
12/10/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


 A comunidade católica do Grande ABC celebra o Dia de Nossa Senhora Aparecida hoje, quando se completam 300 anos do encontro da santa no Rio Paraíba do Sul, onde hoje está localizado o Santuário Nacional dedicado à mãe de Deus, no Vale do Paraíba. Além das tradicionais celebrações litúrgicas em homenagem à padroeira do Brasil, será realizada ainda procissão náutica, em Santo André.

A novidade entre a programação de festejos é organizada pela comunidade da Paróquia de Nossa Senhora de Guadalupe, no Jardim Riviera, Santo André. A partir das 15h, os fiéis poderão acompanhar, às margens da Represa Billings. a chegada da imagem da santa de barco.

Ainda em Santo André, na paróquia que leva o nome da padroeira no Parque Novo Oratório, as 6h ocorrerá alvorada de fogos e, posteriormente, as 7h, café da manhã. A procissão e missa, comandadas pelo bispo da Diocese de Santo André, dom Pedro Carlos Cipollini, terão início às 8h. “Essa fé tem durado 300 anos sem esmorecer e isso é muito significativo, porque é um fenômeno que vem aumentando em época que ninguém quer acreditar em nada ou a cada hora acredita em uma coisa. A perseverança e a fé em Maria são a esperança de dias melhores”, considera o líder da Igreja na região. Mais tarde, às 15h, ele comandará celebração na Paróquia São João Batista, no Riacho Grande, em São Bernardo.

No santuário dedicado à Nossa Senhora Aparecida, na Pauliceia, em São Bernardo, a missa campal terá início às 10h30. Já na igreja localizada no bairro Alves Dias, a partir das 8h terá início procissão seguida de celebração religiosa.

Em São Caetano, a paróquia dedicada à padroeira programou procissão para as 10h30, além de missas de hora em hora a partir das 7h. Nos dias 14 e 15, o local terá barracas com comidas a partir das 18h.

Na igreja de Nossa Senhora Aparecida em Mauá, no Jardim Zaíra, os fiéis terão missas de duas em duas horas a partir das 8h, sendo a última às 16h. Às 17h30 está programada carreata e, posteriormente, encerramento da festa com missa, às 19h.

Em Ribeirão Pires, a programação da capela que leva o nome da santa prevê carreata para as 14h. A partir das 18h, terá início a programação cultural com shows diversos no Centro Comercial Inocêncio Peixoto, no Centro de Ouro Fino Paulista (Rodovia Índio Tibiriçá, 2810).

Comunidades organizam festas para crianças

Além das celebrações religiosas, o feriado também é dedicado às crianças. Para garantir que os pequenos tenham acesso à atividades de lazer e cultura, associações comunitárias e voluntários organizam festas gratuitas até domingo.

Em Santo André, o dia de diversão ocorre hoje, entre 11h e 17h, no Campo Recreativo Jardim Stella, na Rua Pereira Coutinho, 281. A iniciativa dos moradores locais oferecerá desde corte de cabelo, doces, brinquedos, pipoca, sorvete, cachorro-quente gratuitamente. A quarta edição do encontro espera reunir 1.000 crianças.

Amanhã, o Serviço Voluntário de Apoio à Criança realiza a 33ª edição da Festa das Crianças na Avenida São Paulo, 717, Parque Marajoara, em Santo André. O evento começará às 12h com carreata e seguirá ao longo do dia com apresentações diversas. É esperado público até 1.000 pessoas.

No sábado, a comunidade do Jardim das Oliveiras, em São Bernardo, terá festa entre 19h e 22h. A programação contará com apresentação musical, cama elástica, pipoca, algodão-doce, além da distribuição de sacolinha com doces e hot dog. O evento ocorre na Rua Manoel Nunes da Silva, 55.

No domingo, a comunidade do Condomínio Maracanã, em Santo André, organiza festa pelo quarto ano seguido. As crianças poderão brincar em equipamentos infláveis, além de comer cachorro-quente e beber refrigerante gratuitamente. A festa deve começar às 10h e terminar por volta das 19h, na Rua Cândido Ferreira.

As prefeituras do Grande ABC também prepararam série de atividades gratuitas em comemoração ao Dia das Crianças. Entre as alternativas estão brinquedos infláveis, atividades esportivas e recreações em geral. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;