Setecidades Titulo
Piscinão começa a ser recuperado
Isis Mastromano Correia
Do Diário do Grande ABC
12/02/2008 | 07:11
Compartilhar notícia


Após dois anos inoperante, começaram ontem os trabalhos de recuperação do piscinão Petrobras, em Mauá.

O reservatório está fora de uso desde que cabos e equipamentos elétricos fundamentais para seu funcionamento foram furtados, em setembro de 2005.

Durante todo esse tempo, três bombas responsáveis pelo escoamento da água ficaram submersas e inativas. Agora, o governo estadual irá recuperá-las sob investimento de R$ 1,9 milhões.

Um tanto inusitado, o resgate do conjunto de bombas ficou a cargo de um mergulhador profissional, especializado neste tipo de tarefa.

Os equipamentos são capazes de bombear mil litros de água por segundo.

O piscinão Petrobras, que fica no bairro Capuava, tem capacidade para acumular 800 milhões de litros de águas pluviais.

Hoje, o reservatório está com 450 milhões de litros d’água e o esvaziamento acontece de forma paliativa por meio de comportas.

O AT-a, como é oficialmente chamado – é o maior reservatório do gênero construído pelo governo do Estado para controlar as enchentes na bacia do rio Tamanduateí.

DEMORA

“Esperamos que a Prefeitura fizesse (manutenção), mas isso não aconteceu e o governo deu permissão para que se investisse na recuperação das bombas”, contou o o superintendente do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), Ubirajara Tannuri Felix.

O impasse sobre quem deveria arcar com a recuperação dos equipamentos furtados se deveu ao fato de que as Prefeituras são, inicialmente, a responsáveis pela segurança do local e o Estado apenas pela limpeza.

“Vamos colocar segurança 24h aqui”, disse o prefeito Leonel Damo.

Para reforçar o policiamento também serão instaladas seis câmeras no local.

De acordo com o superintendente do DAEE, a licitação para escolha da empresa que limpará os 18 piscinões da região foi concluída.

A limpeza, que estava prometida para novembro de 2007, sofreu atrasos.

Amanhã, representantes do DAEE voltam à região para reunião no Consórcio Intermunicipal do Grande ABC.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;