Internacional Titulo
Aliados dos EUA recusam chamado para resolução sobre Iraque
Por Da AFP
17/09/2002 | 14:17
Compartilhar notícia


O Egito e a Jordânia, aliados-chave dos Estados Unidos no Oriente Médio, rechaçaram esta terça-feira o chamado de Washington a aprovar uma nova resolução na ONU sobre o Iraque.

"Depois da carta do governo iraquiano, não vejo necessidade de outra resolução do Conselho de Segurança", disse à imprensa o chanceler egípcio, Ahmed Maher. Ontem, o Iraque entregou um documento ao secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, dizendo que aceitará sem condições o retorno dos inspetores de armamentos da ONU.

O chanceler jordaniano, Marwan Moasher, disse que a carta iraquiana representa "um passo muito positivo, na direção correta". Mais cedo, o secretário de Estado americano, Colin Powell, havia dito que Washington proporia a aprovação de outra resolução do Conselho, apesar da iniciativa iraquiana.

Funcionários de alto escalão americanos que pediram para não ser identificados disseram que Washington quer uma nova resolução, que "catalogue os pecados de Saddam Hussein" e detalhe as eventuais conseqüências do não-cumprimento das exigências do Conselho de Segurança.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;