Economia Titulo
Faturamento do comércio no Rio diminui em novembro
Por Do Diário do Grande ABC
12/01/2000 | 10:59
Compartilhar notícia


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) calculou uma reduçao no faturamento do comércio varejista da regiao metropolitana do Rio de Janeiro em novembro de 1999, tanto em relaçao a outubro do mesmo ano (-0,7%), quanto a novembro de 1998 (-1,5%). No acumulado do ano de 99, a reduçao ficou em -3,3%.

Estas taxas ainda sao menos desfavoráveis do que as de 1997 e 1998, quando o setor registrou quedas da ordem de -12,3% e -12,6%, respectivamente.

Os setores de super e hipermercados foram determinantes para o decréscimo do faturamento, cuja taxa de variaçao sobre o mês anterior (-7,4%) proporcionou um impacto de -3,0 pontos percentuais na formaçao da taxa global do setor. As outras atividades com perda de faturamento real entre os dois últimos meses foram lojas de departamentos (-5,6%); farmácias, drogarias e perfumarias (-0,7%); e outros artigos de uso pessoal (-0,5%).

Das seis atividades com expansao de faturamento em relaçao ao mês anterior se destacaram automóveis e motos, peças e acessórios (9,1%); móveis e eletrodomésticos (8,9%); e material de construçao (8,2%). Com taxas menores figuram vestuário, calçados e tecidos (4,3%); mercearias, açougues e assemelhados (0,7%); e combustíveis e lubrificantes (0,1%).

O excepcional desempenho do item outros, que impulsionado pelas vendas de arranjos de Natal, cresceu 47,3% comparativamente a outubro, tornou-se a exceçao positiva nos resultados de super e hipermercados por grupos de produtos.

O gênero alimentos, carro-chefe do faturamento global da atividade, retraiu-se em -9,5% sobre o mês anterior, com os grupos de consumo pessoal e de consumo residencial registrando quedas de -1,3% e de -10,2%, respectivamente. Mesmo assim, o segmento de supermercados assinalou percentual significativo de crescimento em 99, com taxa de 6,5% no período de janeiro a novembro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;