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Cherokee Sport: puro sangue para andar na terra
Paulo Bittencourt
Agência Hp Press
18/05/2005 | 13:43
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A aparência mudou, mas o conjunto mecânico mantém a tradição da marca Jeep em oferecer modelos todo terreno com pedigree. Não fossem os pneus de perfil voltado para o asfalto, seria possível lançá-lo a desafios bem ousados por estradas de terra de difícil acesso. Mas não é o caso. Com uma fusão bem sucedida de estilos, a intenção da montadora é que o veículo atenda não só a seus clientes mais fiéis, mas também a uma nova geração de consumidores que se identificam com o estilo e a performance de um veículo todo terreno. O preço é tão seletivo quanto os caminhos que o Cherokee Sport V6 está preparada para enfrentar. Por R$ 138 mil é possível colocar um exemplar como esse na garagem.

E como esse processo de migração para os SUVs quase sempre vem associado à procura de bom nível de conforto e o bom desempenho dos modelos on-road, a Jeep cuidou de oferecer de tudo um pouco. Também reduziu as dimensões externas para facilitar a vida de quem está descobrindo novos conceitos e não admira muito as dimensões avantajadas do resto da linha. No lugar da versão quadradona e sem muito charme no design, essa nova expressão mais esportiva está bem mais atlética, pelo menos de visual. Os traços e relevos aplicados na carroceria deram musculatura para o utilitário, algo que se nota sob todos os ângulos.

Os que estão mais habituados à marca talvez vão sentir estranheza nos primeiros momentos. Alguns vão entender que a receita desse novo Jeep Sport foi uma mistura bem dosada dos ingredientes encontrados no Wrangler e no Grand Cherokee. Nota-se isso principalmente pela adoção dos faróis redondos (do Wrangler), e nos pára-lamas com estampa bem acentuada na parte superior, mas com as laterais em estampa lisa. Não há como negar que apesar da mudança, o visual novo manteve a característica da marca e o estilo da marca Jeep.

O novo modelo agora tem uma nova grade dianteira na cor da carroceria que traz embutidos novos faróis de neblina. As localizações mais altas dos faróis de neblina e das luzes direcionais no veículo oferecem mais proteção contra impactos frontal. Está aí um certo exagero tendo em vista que a concepção foi exatamente para atender a um novo consumidor que não tem exatamente a idéia de se aventurar por trilhas radicais. Mas não se pode negar que ficou mais atraente e imponente. O pára-choque dianteiro envolvendo a parte inferior da grade cria o efeito de robustez.

O refinamento interior do veículo inclui botões reposicionados dos vidros elétricos que são mais fáceis de ser acessados. O quadro de instrumentos ganhou novo grafismo com letras brancas em fundo cinza proporcionando melhor visibilidade noturna. Algo que se nota de imediato nesse modelo é o rodar confortável. Além da suspensão, pode-se creditar esse resultado aos assentos que foram melhorados com o uso de espuma de dupla densidade.

O revestimento dos bancos, em tecido, é algo que terá vida curta em modelos desse nível de preço, por isso, pode ir reservando mais R$ 2 mil para revesti-los de couro. Além disso, o rebatimento do assento traseiro foi melhorado, proporcionando uma superfície de carga mais plana para maior utilidade e melhor capacidade. A abertura do pára-brisa traseiro independente da tampa é outro detalhe prático, embora já conhecido. Abrindo para o alto, (por controle remoto), permite acomodar melhor a bagagem no porta-malas.

Os 211 cv de potência do V6 de 3,7 litros que equipa o Jeep Sport é uma das qualidades que o condutor aprecia no modelo, assim como os bem dispostos 31,4 mkgf de torque que fornece na sua plenitude aos 4.000 rpm. O câmbio automático de quatro velocidades e controle eletrônico não se inibe ao movimentar os 1.867 kg do utilitário esportivo. Para se ter idéia da sua performance, arrancando no asfalto ele chega aos 100 km/h em 10,8 segundos e estanca nos 180 km/h. Mas é bom que se diga que a 160 km/h no velocímetro ele exige muita atenção de quem dirige, pois a suspensão traseira apresenta-se muito mais suave do se deseja nessa velocidade.

Com o pé na terra - Todo Jeep nasce com um pé no fora-de-estrada e com essa versão disfarçada de Sport acontece o mesmo. A enorme alavanca posicionada no túnel da console, bem ao lado do motorista, com as indicações 4x2, 4x4 e 4x4 reduzida mostram muito bem isso. Aplicar uma das opções de uso continua sendo pelo sistema antigo, uma contradição com a presença cada vez mais freqüente dos acionamentos eletrônicos. Se a intenção é visitar com certa freqüência os caminhos alternativos, como fizemos, trate de mudar os pneus para versões mais apropriadas.

A conformação geral para o fora-de-estrada também indica que o Sport está mesmo para os pisos firmes. Usando pneus de perfil 235/70 em rodas de aro 16, oferece altura livre do solo de 177,9 mm. Com essa altura é prático e confortável no entra-e-sai da cabine, mas no off-road basta um terreno um pouco mais fofo para encostar a "barriga" e exigir recursos externos para se safar. Os ângulos de ataque (35,3 graus) e o de saída (31,0º), não são de todo ruins, mas também não chegam a impressionar.

No campo da segurança, o Jeep Cherokee Sport traz o que hoje é considerado básico em um veículo desse porte e preço. Tem bolsas infláveis duplas e um respeitável conjunto de freios com duplo disco/disco (dianteiros ventilados) e ABS de três canais. Com boa dirigibilidade, suspensão macia e confortável e com um ar condicionado eficiente, o modelo atende bem ao seu propósito de ser um utilitário esportivo na concepção da palavra. Tem boa dirigibilidade, está bem caracterizado para quem busca antes de tudo estilo e oferece um trem de força de respeito. Eis o mais caçula dos Jeep.

Ficha técnica:
Modelo: Jeep Cherokee Sport V6
Preço: R$ 138.000,00
Motor: V6, 3,7 litros, dianteiro, longitudinal, gasolina
Potência: 211 cv a 5.200 rpm
Torque: 31,4 mkgf a 4.000 rpm
Câmbio: automático quatro de velocidades
Freio: disco duplo ventilado na frente e disco rígido na
traseira com ABS
Direção: com assistência hidráulica tipo pinhão e cremalheira
Suspensão: Braços superior e inferior em forma de A (na traseira só o superior), molas espirais, amortecedores a gás, barra estabilizadora, com eixo tracionado na traseira.
Rodas e pneus: alumínio 235 / 70 R16 S
Comprimento: 4.496 m
Largura : 1.819 m
Entreeixos: 2.649 m
Tanque: 70 l
Peso: 1.867 kg
Desempenho: 0 - 100 km/h - 10s8
Vel. Máxima - 180 km/h
Consumo: Cidade: 6,7 km/l - Estrada: 8,4 km/l

Conformação fora-de-estrada:
Altura livre do solo: 0,18 m
Ângulo de ataque: 35,3º
Ângulo de saída: 31,0º



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