Economia Titulo
UE vai propor Rato e Lemierre como candidatos ao FMI
Da AFP
03/04/2004 | 15:06
Compartilhar notícia


A UE (União Européia) proporá aos membros não europeus do FMI (Fundo Monetário Internacional) as candidaturas do atual ministro das Finanças da Espanha, Rodrigo Rato, e do presidente do Berd (Banco Europeu de Reconstrução e Desenvolvimento), o francês Jean Lemierre, para comandar o organismo.

Os ministros das Finanças da UE, reunidos neste sábado perto de Dublin, Irlanda, não conseguiram chegar a um acordo para propor uma candidatura única ao cargo de diretor do FMI.

Um dos dois candidatos será proposto pela UE no dia 24 de abril, durante a assembléia geral de primavera (hemisfério norte) do FMI, em Washington. A escolha de um novo nome para a presidência do Fundo começou há cerca de um mês, quando o alemão Horst Köhler, que ocupava o posto, renunciou ao cargo para ser candidato à Presidência da Alemanha.

Até a escolha do novo nome, o cargo é interinamente ocupado pela vice-diretora do FMI, Anne Krueger.

Além de Rodrigo Rato e Jean Lemierre, estavam cotados para a vaga o britânico Andrew Crockett, que presidiu o BIS (Bank for International Settlements), considerado o banco central dos bancos centrais) e Gordon Brown, atual ministro das Finanças da Inglaterra.

O nome de Leszek Balcerowicz, presidente do BC polonês, também foi cogitado. O ex-ministro da Fazenda do Brasil, Pedro Malan, chegou a ser apontado pela revista Economist como um possível nome para substituir Köhler.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;