Internacional Titulo
Novo presidente quer Taiwan independente
Por Do Diário do Grande ABC
18/03/2000 | 13:58
Compartilhar notícia


O presidente eleito de Taiwan, Chen Shui-bian, afirmou neste sábado que rejeitava a proposta de Pequim para uma reunificaçao baseada no princípio de ``uma China, dois sistemas', numa declaraçao após o anúncio de sua vitória nas eleiçoes. ``Devemos insistir na soberania e independência de Taiwan. Nao é nossa tarefa, é nossa missao. Estamos dispostos a defender esta terra', disse Chen, cujas posiçoes independentistas o convertem no inimigo jurado de Pequim.

O novo presidente taiuanês anunciou neste sábado que tinha pedido ao Nobel de química Lee Yuan-Tseh para dirigir o próximo governo.

Taiwan tem rechaçado reiteradamente as propostas de reunificaçao de Pequim baseadas nesse princípio, aplicado às ex-colônias Hong Kong e Macau, devolvidas recentemente à China. Taiwan pretende com efeito conservar seu estatuto internacional e nao se tornar uma mera província administrativa da China.

No entanto Chen solicitou ao mesmo tempo um diálogo com a China, tal como já o fez durante sua campanha.

``Desejaríamos ter uma comunicaçao e um diálogo construtivos com a China', disse.

Também se declarou disposto a receber em Taiwan o premiê chinês Zhu Rongji, e reiterou sua disposiçao a viajar a Pequim.

Chen era o candidato do Partido Democrático Progressista (DPP), em cujo estatuto figura a reivindicaçao de independência de Taiwan.

Adotou porém uma posiçao conciliadora durante sua campanha eleitoral, minimizando as atitudes independentistas defendidas por seu partido. Assim, confirmou neste sábado que excluía uma declaraçao de independência ou um referendo se fosse eleito.

Pequim considera Taiwan uma província rebelde desde a fuga dos nacionalistas da ilha em 1949, ao terminar a guerra civil vencida pelos comunistas. As autoridades chinesas consideram desde entao que a reunificaçao de Taiwan com a ``Mae Pátria' é um objetivo prioritário.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;