Memória Titulo
O Grande ABC que também faz cultura
Por Ademir Medici
02/12/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


A Jornada do Patrimônio do Grande ABC, ontem iniciada, prosseguirá de hoje a domingo com visitas monitoradas a bens culturais, apresentações artísticas em espaços considerados patrimônios, atividades culturais que têm a dimensão de patrimônio imaterial, encontros, rodas de conversa etc.

“A intenção é criar condições para que a população tome consciência do seu patrimônio e dele se aproprie”, conta Jorge Magyar, um dos organizadores.

 

 

O Grande ABC vive a sua Jornada do Patrimônio. Começou ontem. Segue até domingo. Envolve os sete municípios, por meio das suas casas de memória e cultura e órgãos como o Senac e Sesc e até mesmo o Cemitério Museu de Vila Euclides.

A Jornada do Patrimônio do Grande ABC é tão abrangente que um guia de 40 páginas foi elaborado. Papel de primeira, fotos nítidas, descrição de vários bens das sete cidades. Por exemplo: o guia fala da Praça do Carmo como o primeiro local denominado como praça em Santo André, com parte do terreno doado por Antonio Queiroz dos Santos em 1917 – há um século, portanto, a ser completado no próximo ano.

Senhores do poder, coloquem em suas agendas a necessidade de fazer algo grandioso em 2017 para celebrar mais um centenário importante do Grande ABC, o da Praça do Carmo.

Memória deixa duas dicas: acompanhem pelo site www.consorcioabc.sp.gov.br a programação desta Jornada do Patrimônio; consigam uma cópia do guia dos eventos, documento para guardar e servir, efetivamente, de guia pelos próximos anos: da Casa Castelucci de Rio Grande da Serra ao Museu de Arte Popular de Diadema; do Centro Cultural Ale Ala Ketu Asé Aira do bairro Batistini à Casa de Vidro de São Caetano, da Rota das Cidadelas de Mauá ao Museu Ferroviário de Ribeirão Pires.

A Jornada do Patrimônio do Grande ABC tem à frente o Grupo Temático História e Memória do Consórcio Intermunicipal Grande ABC.

 

 

Enquanto isso, em 1943...

 

Fervia a política municipalista do Grande ABC em 1943, em plena ditadura de Getúlio. As informações (e pressões) rolavam.

O certo é que o projeto de revisão administrativa do Estado estava sendo elaborado. Pronto, passaria pelo Instituto Nacional de Geografia. Seguiria à Comissão de Estudos dos Negócios Estaduais, a fim de receber o parecer do órgão, ligado ao Ministério da Justiça. Só depois seguiria para aprovação do presidente da República.

Mais do que técnico, o projeto tinha muito de político. Santo André, prefeito Carvalho Sobrinho à frente, recorreu ao interventor do Estado, Fernando Costa, para garantir o máximo de integridade do seu território. Wallace Simonsen foi além: batalhou para trazer o chefe maior do Estado Novo à pequena (e ferida) São Bernardo.

Simonsen conseguiu trazer Getúlio Vargas a São Bernardo. Foi na manhã de 22 de dezembro de 1943, uma quarta-feira.

No seu segundo dia de visitas a São Paulo, Getúlio deslocou-se do Palácio dos Campos Elíseos, sede do governo paulista, para a região, onde inaugurou os primeiros 22 quilômetros da Via Anchieta. O ato ocorreu no km 15, junto ao acesso ao bairro dos Meninos, hoje Rudge Ramos. Em seguida, a comitiva oficial deslocou-se até o Centro de São Bernardo, em plena Rua Marechal Deodoro, entre o Largo da Matriz e o campo do Palestra, hoje Praça Lauro Gomes.

Apesar do mau tempo e de ser um dia útil de trabalho, muita gente compareceu. Faixas foram colocadas. Getúlio aplaudido.

Com presidente da Sociedade dos Amigos de São Bernardo, coube a Wallace Simonsen discursar. Dia seguinte, a íntegra de seu discurso era estampada em todos os jornais, num trabalho do poderoso DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda).

 

 

AMANHÃ EM MEMÓRIA

O discurso de Simonsen.

Getúlio o ouve, no

Centro de São Bernardo

 

Diário há 30 anos

Terça-feira, 2 de dezembro de 1986 – ano 29, edição 6305

Manchete – Grande ABC pode eleger cinco deputados federais; oito estaduais também já estão garantidos. A apuração das eleições de 15 de novembro prosseguia. Lenta. Tudo na base de cédulas. Não havia urna eletrônica.

Indústria – Scania anuncia investimentos de US$ 60 milhões até 1991 em seu parque industrial na Vila Euro, em São Bernardo.

Futebol – EC São Bernardo derrota o Ferroviário Ituano por 1 a 0, gol de Lambari, no Baetão. Classifica-se para as semifinais da Segunda Divisão. Vai pegar o Bragantino.

Polícia – Violência continua alta com 54 homicídios em 30 dias no Grande ABC.

 

Em 2 de dezembro de...

1916 – Com o fechamento da Companhia Fabril, localizada na Estação São Bernardo, hoje Santo André, é grande o número de famílias operárias que se retiraram para a Capital.

A guerra. Do noticiário do Estadão: encontro de trens na Áustria, com mortos e feridos.

1921 – Jacob Valentino Bassoli nasce no bairro dos Meninos, hoje Rudge Ramos, em São Bernardo. Foi diretor e conselheiro do Meninos FC.

1971 – Instituições Senador Flaquer, de Santo André, inauguram a Biblioteca Edgar Alves de Souza. Sr. Edgard foi um dos iniciadores e principal batalhador para a formação da biblioteca.

1976 – Diário começa a publicar nova história em quadrinhos, com o personagem Piro.

1981 – Instituto Metodista formaliza o Núcleo de Estudo da Memória Popular do Grande ABC. Na coordenação, professor José Marques de Melo.

1996 – Fundada a Estação Primeira do Centro, em Diadema.

 

Hoje

Dia Nacional de Relações Públicas

Dia da Astronomia

Dia do Samba

 

Santos do Dia

Bibiana era filha de Flaviano, prefeito de Roma. Ele e sua mulher, Dafrosa, foram martirizados durante o curto e ímpio reinado de Juliano. Bibiana foi obrigada a passar seis meses num prostíbulo, para que se perdesse. Resistiu a tudo.

Foi chicoteada até a morte no ano 363.

Santa Bibiana possui uma igreja matriz na cidade de Martinópolis, Interior de São Paulo.

 

Ita Ford, Maura Clarke, Dorothy Kazel e Jean Donavan nasceram nos Estados Unidos e foram assassinadas em El Salvador em 2 de dezembro de 1980.

Os quatro eram missionários.

 

Município Paulista

Hoje é o aniversário de Araçatuba, Avaí e Presidente Alves.

Araçatuba. Elevado a município em 1921, quando se separa de Penápolis

Avaí. Elevado a município em 1919, quando se separa de Bauru.

Presidente Alves. Elevado a município em 1927, quando se separa de Avaí.

 

Municípios Brasileiros

Aniversariam hoje:

No Rio Grande do Sul, Alto Alegre, Boa Vista do Buricá e Nova Hartz.

Na Paraíba, Aroeiras e Uiraúna.

No Piauí, Francisco Ayres e Regeneração.

Na Bahia, Ipiaú

Em Alagoas, Olho d’Água das Flores e Paulo Jacinto.

No Maranhão, Santa Rita.

 

Aniversariaram ontem, 1º de dezembro:

Na Paraíba, Boa Ventura, Esperança e Sapé.

No Amazonas, Careiro da Várzea.

No Paraná, Guaraci e Nossa Senhora das Graças.

No Mato Grosso, Itiquira.

Em Alagoas, Novo Lino e Tanque d’Arca.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;