Esportes Titulo
Vila Belmiro faz 100 anos e Santos mira futuro com novo estádio na cidade
09/10/2016 | 06:10
Compartilhar notícia


Um palco de espetáculos, conquistas, alegrias e tristezas, sofrimento e emoção. A Vila Belmiro, casa do Santos há um século, é símbolo máximo da história do time que deu ao mundo o maior de todos no futebol: Pelé. Uma casa que, ao completar 100 anos, de certa forma está com os dias contatos.

Isso porque o Santos planeja inaugurar novo e moderno estádio, para 27.286 torcedores, em setembro de 2019. Será uma arena moderna, no tradicional bairro do Jabaquara, em Santos, a ser construída ao custo estimado de R$ 450 milhões, a ser bancado por um grupo de investidores. "Será uma arena multiuso, para partidas de futebol, eventos e shows", disse o presidente do Santos, Modesto Roma Júnior, acrescentando: "O Santos não gastar um centavo e ficará com 60% da renda que o novo estádio irá gerar".

A nova arena não quer dizer que o Santos desprezará a Vila Belmiro. Ao contrário, há planos para o estádio, cuja história começou em 1916. Naquele ano, o Santos treinava em um campo no bairro do Macuco, mas o espaço não tinha dimensões oficiais mínimas. As partidas eram disputadas em um terreno dividido por várias equipes, no número 22 da avenida Dona Ana Costa, onde hoje se encontra a Paróquia Imaculado Coração de Maria. E também no campo da Liga Santista de Futebol Amador, que ficava na altura do número 300 da avenida Conselheiro Nébias, hoje ocupado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanisno (FAUS) da Universidade Católica de Santos (Unisantos).

Foi nessa época que a diretoria começou a procurar por um espaço próprio para o clube. Até que, em 31 de maio de 1916, foi aprovada por uma assembleia geral a compra de uma área de 16.500 metros quadrados no bairro da Vila Belmiro. Neste mesmo ano, no dia 12 de outubro, o Santos inaugurava naquele terreno uma praça de esportes.

Dez dias depois, o Santos enfrentou o Ypiranga pelo Campeonato Paulista. E venceu a partida inaugural por 2 a 1, com o primeiro gol da história do time na Vila Belmiro marcado por Adolpho Millon Júnior.

No dia 6 de abril de 1933, um amistoso contra o 1.º de Maio, que o Santos venceu também por 2 a 1, marcou o batismo da Vila Belmiro com o nome de estádio Urbano Caldeira, em homenagem a um dos maiores benfeitores do clube e que falecera em 13 de março do mesmo ano.

Em um século de história, a Vila Belmiro recebeu 2.207 partidas do Santos, que venceu 1.413 delas, empatou 434 vezes e perdeu "apenas" 360 disputas. Gols, marcou 5.591.

Hoje, após muitas reformas e modernizações, a Vila Belmiro tem capacidade oficial para 16.068 torcedores, mas o maior público de sua história foi registrado em 15 de fevereiro de 1976, quando 31.662 pessoas lotaram o estádio para assistir o Santos perder de 5 a 0 do Palmeiras.

Pelo gramado da Vila Belmiro passaram centenas de craques. E o maior artilheiro do Santos no estádio não poderia ser outro: Pelé, com 288 gols.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;