Cultura & Lazer Titulo
Grande ABC recupera a obra Mário de Andrade
Por Gislaine Gutierre
Da Redaçao
16/05/1999 | 14:52
Compartilhar notícia


Começam nesta terça-feira, em seis cidades do Grande ABC, as atividades da caravana cultural Coraçao dos outros - Saravá, Mário de Andrade!, promovida pelo Sesc e viabilizada na regiao graças à parceria com as respectivas prefeituras. O evento segue até domingo - com espetáculos teatrais, musicais, performances e cinema - e será realizado em espaços públicos, com entrada franca. Em Sao Caetano, as apresentaçoes acontecem na rua 24 horas, e nao mais na unidade do Sesc, como estava previsto.

Uma das novidades é que as únicas cidades a receberem o show de Antonio Nóbrega - entre as 70 da caravana - sao as do Grande ABC. O cantor e compositor vem à regiao como convidado, para mostrar o espetáculo Sol a pino. Outro elemento novo é a participaçao de grupos locais na programaçao.

Ribeirao Pires mostrará a peça infantil O pum do micura, escrita por Luís Alberto de Abreu, e Soltando o verbo, com a Cia. Cascando o Bico, dirigida ao público infanto-juvenil. Em música, haverá apresentaçoes da Banda Municipal de Ribeirao Pires e do Conjunto de flauta da Escola Municipal de Música.

A atraçao de dança é a Companhia Experimental de Dança de Ribeirao Pires, que leva ao palco a coreografia Vai-vem de corrupio. O diretor de Cultura da cidade, Ivan Russeff, também dá sua contribuiçao, comandando um debate sobre a obra de Mário de Andrade. Recentemente, ele defendeu tese de doutorado na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) sobre o tema.

Diadema mostra na própria cidade a peça Trenzinho do caipira, de Villa-Lobos, executada pela Orquestra da Casa da Música de Diadema, que hoje conta com 60 integrantes, entre crianças e adolescentes.

Quase todas as atraçoes, de certa forma, remetem ao trabalho e ao pensamento de Mário de Andrade. Algumas foram especialmente criadas para o evento, como a peça Vida de lavadeiras, na qual quatro lavadeiras trazem, em seus diálogos, o pensamento do poeta e de outros escritores.

O Ballet Stagium também está levando uma coreografia especial: Kuarup ou a questao do índio. O mesmo acontece com os espetáculos teatrais O amanhecer de Lampiao, Risoflora e Veritè, e com o teatro de bonecos Homestrelahomem, da Caixa de Imagens.

Os filmes em 16 mm sao: Canal 100, de José Roberto Torero; Viver a vida, de Tata Amaral; Criaturas que nasciam em segredo, de Chico Teixeira; e Uma casa muito engraçada, de Toshie Nishio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;