Internacional Titulo
Animais serao sacrificados em festa religiosa de Meca
Do Diário do Grande ABC
16/03/2000 | 12:36
Compartilhar notícia


Milhares de peregrinos apedrejaram nesta quinta-feira pilares que simbolizam o demônio em Mina, perto de Meca, no primeiro dia da festa de Al Adha (do Sacrifício), durante a qual milhoes de animais serao sacrificados.

Agrupados em filas, cada um munido de sete pedras, os fiéis muçulmanos que participam da peregrinaçao anual à Meca se dirigiram até os três pilares e os apedrejaram.

Para evitar movimentos incontrolados da multidao, os responsáveis pela segurança transmitem aos peregrinos, em voz alta e em vários idiomas, instruçoes para que ``nao se apressem e deixem o local uma vez cumprido o ritual'. Em 1998, 118 pessoas morreram e mais de 18 ficaram feridas num tumulto em Mina, durante a cerimônia.

O ritual de apedrejamento, o último da peregrinaçao, dura três dias. Cada peregrino deve lançar sete pedras por dia contra os pilares, de 18 metros de altura, localizados em um percurso de 272 metros.

Depois de permanecer quarta-feira em Arafat, a multidao de dois milhoes de peregrinos se dirigiu a Muzdalifa (a cerca de 10 km), para recolher toneladas de pedras, transportadas com antecedência para o lugar em caminhoes.

Junto com muçulmanos de todo o mundo, os fiéis celebram nesta quinta-feira a festa de Al Adha, em que cada peregrino deve sacrificar um animal, geralmente um cordeiro. O ritual lembra o sacrifício que Abraao esteve a ponto de cumprir, com seu filho Isaac.

Os próprios peregrinos, ou matadores contratados por eles, degolam os animais, transformando o local em um enorme matadouro. Há dez anos, as autoridades sauditas organizaram uma estrutura para matar os animais em escala industrial. Este ano, um enorme matadouro, apresentado como o maior do mundo, foi inaugurado em Mina.

Ele se encarrega de degolar os animais em troca de vales apresentados pelos peregrinos, que podem ser comprados em postos instalados nos locais de peregrinaçao.

O Banco Islâmico de Desenvolvimento se encarrega depois de congelar cerca de meio milhao de reses, cuja carne é distribuída à populaçao carente islâmica.

O sacrifício nao é uma obrigaçao, e sim uma tradiçao. A peregrinaçao do fiel, portanto, nao é anulada se ele nao cumprir o sacrifício.

A peregrinaçao à Meca é uma obrigaçao que todo muçulmano tem que cumprir, pelo menos uma vez na vida.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;