Internacional Titulo
Argelinos elegem presidente no próximo dia 15
Por Do Diário do Grande ABC
12/04/1999 | 09:00
Compartilhar notícia


Cerca de 17,5 milhoes de argelinos irao às urnas no próximo dia 15 para eleger o novo presidente da república entre sete candidatos à sucessao de Liamin Zerual.

Os argelinos vao dispor de 39.000 locais de votaçao através de todo o país e do estrangeiro, especialmente na França, onde a eleiçao começa no dia 10.

A populaçao argelina, segundo o censo realizado em junho de 1998, é de 29,2 milhoes de habitantes. Dos 17.494.136 de eleitores inscritos que têm mais de 18 anos, 7.879.174 sao mulheres.

Se nenhum candidato obtiver a maioria absoluta no primeiro turno, apenas os dois candidatos na liderança passarao para o segundo, que acontecerá quinze dias depois da proclamaçao dos resultados pelo Conselho Constitucional.

O Conselho deve proclamar os resultados definitivos dez dias depois de serem registrados os processos verbais das comissoes eleitorais departamentais.

Estes processos verbais terao de ser registrados, no mais tardar, um dia depois da votaçao, dia 16. A duraçao máxima entre o primeiro e segundo turno nao pode ultrapassar trinta dias.

A organizaçao da votaçao necessitou do trabalho de 360.000 agentes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;