Internacional Titulo
Invasao do Kosovo provocará perdas à Otan, diz revista
Do Diário do Grande ABC
13/04/1999 | 09:46
Compartilhar notícia


Uma eventual "invasao" terrestre do Kosovo pela Organizaçao do Tratado do Atlântico Norte (Otan), a partir da Macedônia, causará "enormes perdas" à Aliança, anunciou em sua última ediçao o semanário Vojska, órgao do exército iugoslavo.

A revista avalia que, para uma operaçao desta envergadura, "pelo menos três divisoes -blindada, mecanizada e aerotransportada - com um grande número de unidades de apoio serao necessárias". A preparaçao de uma operaçao assim "tomará pelo menos dois ou três meses, o tempo necessário para o envio de equipamentos e provisoes", acrescentou o artigo.

"Se a invasao for feita a partir da Macedônia, na fronteira em estao entrincheiradas unidades do exército iugoslavo, as perdas (da Otan) serao enormes", afirma o Vojska. "Outra estratégia consistiria em lançar ataques simultâneos a partir da Bósnia Herzegovina, Croácia e Macedônia. Nesse caso, o tempo de preparaçao seria maior, mas quando as decisoes sao tomadas por políticos como o presidente norte-americano (Bill Clinton), nada é impossível", afirma o semanário.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;