Cultura & Lazer Titulo
Mostra em São Paulo revela universo punk
Ana Carolina Rodrigues
Do Diário do Grande ABC
05/07/2005 | 08:16
Compartilhar notícia


Há tempos o movimento punk não é mais adolescente e para comemorar o aniversário desse conservado trintão - surgido quase ao mesmo tempo em Nova York e em Londres nos anos 1970 - o Centro Cultural Banco do Brasil realiza de terça-feira até o dia 17 deste mês uma eclética mostra de filmes que contará com exibição de vídeos e documentários, debates e shows.

Organizada pelo jornalista André Fischer, a mostra abre sua programação com a exibição do documentário Dead Kennedys (às 15h), que reúne imagens de apresentações filmadas entre 1979 e 1986, e Jubilee (às 17h), de Derek Jarman. Na tela, a rainha da Inglaterra está morta e o palácio de Buckingham é na verdade um estúdio de gravação. Nonsense não, apenas punk.

Completa as atrações da estréia a exibição de Punks (a partir das 19h30), documentário brasileiro de Sarah Yakni e Alberto Gieco que enfoca o movimento punk em São Paulo. Produzido em 1984, a fita constrói um retrato do estilo como expressão urbana a partir da trajetória de um grupo de jovens. Depois dessa produção, o espaço paulistano abrigará o debate Punks no Brasil. A jornalista Bia Abramo, o escritor Antônio Bivar e os cineastas Sarah Yakhni e Hélio Silva tomam seus lugares na mesa de discussão para abordar a história, ideologia, repercussão e a influência dos punks no Brasil.

Até o fim da programação especial, o CCBB exibirá Sid & Nancy (nesta quarta-feira, domingo e dia 15), biografia de Sid Vicious, baixista do Sex Pistols, e sua namorada norte-americana Nancy Spungen. O longa-metragem de Alex Cox narra a trágica e junkie história de amor de um dos casais mais emblemáticos do punk. Também de Cox, merece destaque a exibição de Repo Man (sábado e dias 16 e 17), que apresenta as aventuras de jovem contratado para recuperar carros que acaba encontrando num porta-malas de um dos veículos seres extraterrestres roubados de uma base norte-americana.

Além das 16 produções que se revezarão na programação diária do espaço, no domingo um palco montado no térreo do Centro Cultural receberá o grupo As Mercenárias, há 15 anos fora de atividade.

Mostra Punk 30 Anos - Filmes, vídeos, documentários, debate e shows. No Centro Cultural Banco do Brasil - r. Álvares Penteado, 112. Tel.: 3113-3651. São Paulo. De terça-feira ao dia 17. Entrada franca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;