Esportes Titulo
Brasil comemora sábado o 1º jogo oficial de futebol
Das Agências
13/04/2007 | 15:06
Compartilhar notícia


Há 112 anos, mais precisamente no dia 14 de abril de 1895, era disputada a primeira partida oficial de futebol no Brasil, em um campo na Várzea do Carmo, entre a SPR (São Paulo Railway), primeira estrada de ferro paulista, onde jogava Charles Miller (considerado o 'pai' do esporte por aqui), e a Companhia de Gás. O placar foi de 4 a 2 para os ferroviários. No entanto, a ligação entre o esporte e a ferrovia é tão antiga quanto a própria origem desse meio de transporte no Brasil. A verdadeira “paixão nacional” nasceu, justamente, nos trilhos que impulsionaram o desenvolvimento de São Paulo.

O futebol já era praticado no final do século XIX, na Vila de Paranapiacaba, um alojamento dos trabalhadores da SPR, atual Linhas A e D da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Uma planta do projeto de construção da Vila Nova em Alto da Serra, de 1894, mostrava um campo de futebol. Charles Miller, brasileiro, nascido no bairro paulistano do Brás, retornou da Inglaterra onde estudara, em 1895, trazendo as regras do esporte, bolas, chuteiras e uniformes. De 1895 a 1898, Miller trabalhou na SPR, no setor de almoxarifado e divulgava o novo esporte.

Tradição esportiva – A influência do futebol junto aos ferroviários é nítida e presente até hoje. O Nacional Atlético Clube, localizado na rua Comendador Souza, na Água Branca, é sucessor do antigo SPRAC (SPR Atlético Clube), nascido como SPRFC (São Paulo Railway Football Club), que chegou a disputar o Campeonato Paulista da divisão principal.

O próprio surgimento do Corinthians e do Palmeiras tem origem na ferrovia. O primeiro nasceu por influência dos ingleses sobre os ferroviários e o outro pela negação dos italianos em reverenciá-los, criando uma forte rivalidade que se estende até os dias de hoje.

A SPR também mantinha atividades esportivas e sociais para seus empregados em clubes existentes em Santos, Jundiaí e São Paulo, tradição que, hoje, é preservada pelos empregados da CPTM, com a realização das “Olimpíadas Ferroviárias”. No embalo do Pan-2007, cerca de 1.000 empregados da companhia, responsável pelo transporte diário de 1,5 milhão de passageiros em 22 municípios, disputam os jogos. Trabalhadores da ferrovia paulista competem em 21 modalidades, algumas delas para lá de inusitadas.

Além dos esportes olímpicos tradicionais como o atletismo, natação, basquete, vôlei (quadra e praia), tênis (quadra e mesa) e futebol, os atletas ferroviários também participam de provas de rafting (descida de corredeiras em botes infláveis). No entanto, as modalidades mais curiosas ficam por conta daqueles jogos bastante populares, que servem para reunir familiares ou amigos, em casa, no clube ou em um bar: snooker, xadrez, damas, dominó, truco, tranca, videokê e pintura em tela - acredite se quiser!

Até o mês de maio, aos fins-de-semana, as disputas acontecem nos seguintes locais: Nacional Atlético Clube e conjunto desportivo Baby Barioni (Água Branca), cidade de Juquitiba (rafting), campo de futebol de Pirituba, SESI (Vila Leopoldina) e CPTM/Senai (Lapa). Uma das novidades desta edição é entrega de um quilo de alimento não-perecível como taxa de inscrição. Cerca de 2 toneladas de alimentos já foram arrecadadas. Os produtos serão encaminhados posteriormente para instituições assistenciais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;