Internacional Titulo
Premiê italiano pode renunciar antes do Natal
Por Do Diário do Grande ABC
18/12/1999 | 16:09
Compartilhar notícia


O primeiro-ministro italiano, Massimo D'Alema, pensa em renunciar para formar um governo mais sólido antes do Natal, informou neste sábado a rádio estatal RAI. A coligaçao de centro-esquerda, no governo desde outubro de 1998, se viu enfraquecida por divergências entre os sócios e um pedido pela renúncia de D'Alema feito pelo partido Socialista, um dos que integram o governo.

Os parlamentares aguardavam os discursos que D'Alema faria na Câmara dos Deputados e no Senado. Assim que os concluir, irá ao palácio Quirinal para apresentar sua renúncia. Isso, no entanto, dependerá da aprovaçao do orçamento para o ano 2000 pelo Senado, que ainda estava sendo debatido.

Os observadores políticos calcularam que D'Alema poderia contar com o apoio de 318 dos 630 deputados, o que permitiria que ele propusesse um voto de confiança, que requer a metade mais um dos votos dos parlamentares. O voto de confiança poderia ser requerido para a formaçao de um novo governo. Os socialistas indicaram que poderiam se abster de votar. O ex-presidente Francesco Cossiga insinuou que seu pequeno grupo político poderia nao fazer parte de um novo governo, mas continuaria apoiando D'Alema no parlamento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;