Economia Titulo
Coper, fabricante do Neutrox, fecha fábrica em Diadema
Por Luciele Velluto
Do Diário do Grande ABC
12/04/2007 | 07:00
Compartilhar notícia


Os trabalhadores da Indústria de Cosméticos Coper, de Diadema, receberam uma péssima notícia quando chegaram quarta-feira para mais um dia de trabalho: estão todos demitidos.

A fabricante de produtos de higiene pessoal – conhecida por fabricar itens como Neutrox, Kolene, Karina, entre outros – encerrou as atividades de sua última unidade, que funcionava há 23 anos no Grande ABC, alegando dificuldades financeiras, fato que deixou 199 pessoas sem emprego.

Desde o ano passado 550 trabalhadores já haviam sido demitidos com o fechamento da Karina – também de cosméticos – e Dogal – de frascos plásticos para os produtos – duas outras unidades da Coper na região.

Em janeiro deste ano a empresa anunciou uma reestruturação, o que acabou causando a saída de mais 136 funcionários. Para o desligamento desses foi feito um PDV (Programa de Demissões Voluntárias) em acordo com o Sindicato dos Químicos do ABC, no qual as pessoas que deixassem a empresa teriam uma bonificação de R$ 1,5 mil e mais seis meses de cesta básica e plano de saúde.

No mesmo documento, a Coper também assumiu o compromisso de manter as atividades na fábrica de Diadema, cláusula que foi descumprida quarta-feira.

Mesmo demitidos, os trabalhadores permaneceram durante todo o dia no pátio da empresa, esperando a volta das operações. “Foi uma surpresa muito grande, pois já passei por muita coisa boa aqui. E agora, ficou complicado, pois sou eu quem sustenta a casa”, conta Maria Aparecida Marques, que trabalhava há 18 anos como auxiliar de produção. “Era auxiliar. No momento, sou mais uma sem emprego”, desabafou.

O sindicato não aceita o fim dos trabalhos na fábrica de cosméticos e quer que o acordo feito no início do ano seja cumprido. “Queremos reativar a unidade, pois ela é viável por já possuir um mercado consolidado”, diz o sindicalista Raimundo Suzart.

Para tentar reverter as demissões haverá nesta quinta-feira uma assembléia com os trabalhadores para organizar uma viagem até Lins, interior de São Paulo, cidade onde se localiza o Grupo Bertin, dono de todas as marcas fabricadas pela Coper. O objetivo é pedir a intervenção do grupo para evitar o fechamento da fábrica de Diadema.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;