Setecidades Titulo Acidentes
Trânsito matou 45 pedestres neste ano

Dos 118 óbitos registrados no sistema viário
da região, 38% correspondem a transeuntes

Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
20/08/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Anderson Silva/DAGBC


Uma em cada três mortes que ocorreram no trânsito do Grande ABC nos sete primeiros meses do ano é de pedestre, segundo dados do Infosiga (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo). De janeiro a julho deste ano, dos 118 óbitos registrados na região, 45 (38%) foram de transeuntes (confira levantamento completo na tabela abaixo).

Embora o número de mortes registradas neste ano tenha apresentado queda de 16,9% em relação ao mesmo período de 2015, quando a região registrou 142 óbitos em acidentes viários, especialistas ouvidos pelo Diário reafirmam que a ausência de projetos voltados para a segurança do trânsito permanece contribuindo para que o índice tenha pequenas mudanças em seus números.

“É uma queda (no número de mortes) insignificante. São números que oscilam muito e que na realidade estão longe do ideal, o que nos mostra a falta de interesse dos governantes em mudar este cenário”, relata o chefe do departamento de medicina de tráfego da Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego), Dirceu Rodrigues Alves Júnior.

Na avaliação do especialista, o alto índice de pedestres mortos em acidentes de trânsito na região é exemplo da ausência de políticas públicas para o setor. “Há tempos os transeuntes são citados como os mais vulneráveis dentro do sistema viário. Entretanto, ninguém tem proatividade para melhorar as condições das passarelas, criar lombofaixas ou até mesmo incentivar o respeito de motoristas e pedestres.”

“É importante lembrar que, embora faltem projetos, os pedestres também têm parcela de culpa ao não respeitarem os veículos e a sinalização”, avalia Júnior.

Um dos únicos projetos voltados para a educação no trânsito na região, a Campanha Travessia Segura, do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, é retrato da ineficiência das ações colocadas em prática por prefeitos. O programa, que chegou a receber em 2015 investimento de R$ 5,5 milhões, hoje busca atrair a atenção por meio de ações pontuais.

De acordo com o Consórcio, neste ano, a entidade levou a proposta da campanha para as crianças nas proximidades de instituições de ensino. As ações, que pararam de ser realizadas nas férias escolares de julho, devem ser retomadas em outubro, após as eleições.

Além dos pedestres, motociclistas também representam quase um terço do número de mortes no trânsito da região. Até o mês passado, foram 40 vítimas fatais.

CAMPANHA

Nesta semana, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou o início de ação para conscientizar a população sobre a mudança de comportamento no trânsito para diminuir os acidentes. Serão veiculados 15 filmes na televisão e redes sociais, além de criado site sobre o tema.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;