Economia Titulo
Indústria da região demite 80 funcionários
Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
09/08/2011 | 07:06
Compartilhar notícia


Cerca de 80 trabalhadores foram demitidos pela empresa metalúrgica Quasar, com sede em Santo André e duas unidades instaladas em Mauá. A autopeças alega reestruturação e diz ter contratado outros 57 colaboradores, deixando em aberto 23 postos de trabalho. Atualmente, a empresa tem cerca de 1.000 funcionários.

A companhia garante que a reestruturação no quadro de funcionários não reflete ainda o cenário crítico que a indústria brasileira têm vivido diante da concorrência desleal com os produtos importados, mas não descarta ajustes por conta da concorrência dos asiáticos. "Há uma desaceleração no volume de pedidos feitos pelas montadoras, mas a empresa segue crescendo. Talvez, nos próximos meses, a Quasar sinta a estagnação do mercado nacional", afirma a autopeça.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá já planeja uma reunião com os trabalhadores e a companhia ainda nesta semana. "Acredito que até sexta-feira façamos algum tipo de protesto contra esses desligamentos. Vamos querer saber o por quê dessas demissões", esclarece o diretor executivo do sindicato, Giovani Correia.

MERCADO - Na semana passada, a presidente Dilma Rousseff lançou pacote de medidas de política industrial, que têm como objetivo melhorar a competitividade da atividade fabril brasileira frente à enxurrada de produtos importados.

O programa, intitulado Brasil Maior, objetiva desonerar R$ 25 bilhões em dois anos, contempla a isenção do pagamento do INSS da folha de pagamento para áreas têxtil, calçadista, moveleira e de softwares, e a ampliação do prazo de incentivo tributário para as fabricantes de máquinas e caminhões, desde que algumas condições, como a compra de peças da indústria nacional, sejam consideradas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;