Internacional Titulo
Israel prepara festival Eurovision durante o sabah
Do Diário do Grande ABC
28/05/1999 | 10:35
Compartilhar notícia


Israel se prepara para realizar, em meio a uma grande controvérsia, um festival da cançao, o Eurovision, cuja realizaçao este sábado, em Jerusalém, provocou a ira dos judeus ultraortodoxos, já que, segundo eles, o evento viola o sabah, o repouso religioso semanal.

A 44ª ediçao deste festival será transmitida ao vivo para 30 países e deverá contar com um total de 100 milhoes de telespectadores, segundo os organizadores. O Eurovision já havia se transformado em tema polêmico desde que, em 1998, o vencedor foi a cantora transexual Dana International. Os judeus ultraortodoxos se declararam escandalizados por Dana representar o Estado de Israel.

Este ano, seus representantes protestam porque, entre outras coisas, o ensaio geral está marcado para o sábado, dia em que todas as atividades estao proibidas pela religiao. Os organizadores do espetáculo chegaram a cancelar os convites enviados para algumas pessoas, mas mantiveram o ensaio geral marcado para a tarde, alegando tratar-se de uma atividade ``puramente técnica, sem público'.

A noite, imediatamente após o fim do sabah, 3.104 convidados poderao assistir ao espetáculo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;