Economia Titulo
IR 2011: programa gerador fica pronto nesta semana
Por Da Agência Brasil
29/11/2010 | 07:02
Compartilhar notícia


Deve ficar pronta nesta semana a versão beta do programa gerador da declaração do IRPF 2011 (Imposto de Renda Pessoa Física 2011). A versão beta é utilizada normalmente para testes de programas de computador em fase de desenvolvimento e pode sofrer modificações até que o produto esteja homologado.

 "Normalmente, quando se trata de programas de computadores, existem dois tipos de teste. O alfa é feito por uma equipe preferencialmente da própria organização. A outra é a beta, aberta para a população de maneira geral. O beta serve para testar funcionalidades e vulnerabilidades, entre outras coisas", informou a analista de testes de programas de computador Thaís Álvares Corrêa.

Neste ano, o programa de computador gerador da declaração do Imposto de Renda de 2010 foi homologado no mês de fevereiro pela Receita Federal e o prazo para a entrega das declarações começou no dia 1º de março e terminou no dia 30 de abril. O atual programa (IRPF 2010), utilizado nas declarações entregues neste ano, roda em qualquer sistema operacional - não só nas versões da Microsoft -, desde que o usuário tenha instalado outro programa conhecido como máquina virtual Java.

Na verdade, o aplicativo funciona como se fosse outra máquina, que aceita os programas da Receita rodando no computador do usuário, seja ele de que tipo for ou que adote qualquer sistema operacional. Isso permite que qualquer cidadão com um sistema Linux, por exemplo, e não só os utilizadores do Windows (Microsoft) possa instalar o IRPF 2010 para preencher a declaração.

Em 2010, segunda a Receita Federal, foram entregues 23,8 milhões de declarações do Imposto de Renda pela internet até o prazo final.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;