Internacional Titulo
Londres procura marroquino supostamente ligado aos atentados
Da AFP
09/07/2005 | 00:01
Compartilhar notícia


A polícia britânica solicitou informações dos países europeus sobre um marroquino suspeito de envolvimento com os atentados de Madri e na cidade marroquina Casablanca, algumas horas após os ataques a Londres, revelou neste sábado a imprensa britânica.

"Um pedido de informação sobre Mohammed Al Guerbuzi foi enviado às polícias de toda a Europa", revela o jornal The Daily Mail, destacando que a medida foi adotada "horas após" os quatro atentados contra Londres.

Mohammed Al Guerbuzi é suspeito de ser um dos líderes do GICM (Grupo Islâmico Combatente Marroquino), apontado como o responsável pelos atentados de 16 de maio de 2003 em Casablanca e de 11 de março de 2004 em Madri.

Al Guerbuzi vive desde os anos 80 na Grã-Bretanha, onde obteve nacionalidade britânica. O marroquino, que tem esposa e seis filhos, foi alvo de vários pedidos de extradição por parte do Marrocos.

Segundo o Daily Mail, Al Guerbuzi desapareceu de sua residência no noroeste de Londres.

Em abril de 2004, o jornal Aujourd'hui Le Maroc publicou declarações de um ex-emir do GICM, Nureddine Nfia, que apresentava Al Guerbuzi como o "principal recrutador do GICM e principal coordenador das células do grupo na Europa".

Segundo Nfia, o GICM teria "células adormecidas" no Canadá, França, Itália, Bélgica e Grã-Bretanha.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;