Política Titulo
MP pede ação civil contra Zé Nelson por ausência de transparência

Presidente da Câmara de Ribeirão Pires foi omisso ao não adequar portal, diz promotoria

Por Vitória Rocha
Especial para o Diário
06/07/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


O Ministério Público entrou com ação civil pública contra o presidente da Câmara de Ribeirão Pires, José Nelson de Barros (PMDB), e contra a administração de Saulo Benevides (PMDB) por improbidade administrativa. O órgão acusa o presidente da Casa de omissão no respeito à Lei de Acesso à Informação por não regulamentar o site do Legislativo conforme as recomendações do MP. A ação agora espera apreciação do Judiciário.

O documento tem como base o programa de estratégia nacional de combate à corrupção e à lavagem de dinheiro do Ministério da Justiça. O MP avaliou todas as Câmaras no Estado e verificou que o Portal de Transparência do Legislativo de Ribeirão “viola sistematicamente o direito à informação”, ficando em 202º posição no ranking elaborado pelo MP sobre transparência de dados. A promotoria havia concedido 90 dias de prazo, contados a partir de dezembro, para que adequações fossem feitas. Como Zé Nelson não cumpriu, foi acionado juridicamente.

“Ocorre que o presidente da Casa (Zé Nelson) recebeu o referido documento no dia 9 de dezembro de 2015 (…), mas manteve-se inerte em relação às providências recomendadas”, informou trecho do documento. “Isso porque, mesmo instado pela recomendação ministerial, o presidente da Casa legislativa de Ribeirão Pires permaneceu dolorosamente inerte e, por omissão, deixou de ajustar a conduta do órgão público às exigências legais, como fora recomendado.”

O Ministério Público pediu condenação de Zé Nelson por improbidade administrativa, além pedir urgência para que o Portal da Transparência da Câmara seja readequado conforme a Lei de Acesso à Informação, com atualização de dados, sob pena de multa diária de um salário mínimo (R$ 880). Também foram requeridos divulgação da lista de presença dos parlamentares nas sessões e votos proferidos pelos vereadores. Segundo o documento, o presidente tem 15 dias contados a partir da data de notificação para se defender.

Zé Nelson não quis se manifestar sobre o caso, disse desconhecer a ação e não ter sido notificado.

Questionada sobre também ter sido incluída na ação, a Prefeitura informou que “ainda não foi notificada sobre nenhum processo referente ao assunto e só irá se pronunciar sobre o caso após análise de notificação oficial do Ministério Público do Estado”.

No ano passado, o Diário mostrou que o site da Câmara de Ribeirão era um dos mais desatualizados da região, além de não respeitar a Lei de Acesso à Informação – pergunta formulada, por exemplo, não foi respondida dentro do prazo legal. O portal está tão defasado que nem mesmo Zé Nelson aparece como presidente da Casa – ele assumiu o Legislativo em janeiro de 2015, substituindo Edson Savietto, o Banha (PPS). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;