Cultura & Lazer Titulo Comemoração
Obras de arte para reflexão

OMA Galeria celebra três anos e
inaugura mostra do espanhol Javier Vazquez

Vanessa Ratti
Especial para o Diário
24/06/2016 | 05:13
Compartilhar notícia
Divulgação


O Grande ABC possui eventos culturais para diferentes públicos. Porém, ainda existia uma carência quando se trata de artes visuais e galerias. Há três anos isso melhorou com a abertura da OMA Galeria (Rua Carlos Gomes, 69), em São Bernardo. O espaço surgiu com intuito de fazer a região se destacar nesta área. “Assumimos esse papel e trazemos artistas de todas as linguagens. Nos associam com o Grande ABC e é isso que queremos”, conta o curador da exposição e idealizador da OMA, Thomaz Pacheco.

Até o momento, foram 29 mostras e, no seu terceiro aniversário, o espaço receberá cinco obras do artista espanhol Javier Vazquez, que expõe pela primeira vez no Brasil. As produções poderão ser vistas a partir de hoje e ficam expostas até dia 30 de julho. A entrada é grátis.

De perto é possível enxergar apenas alguns traços grosseiros aparentando pintura abstrata, mas basta alguns passos à frente para perceber imagens praticamente perfeitas. As luzes e formas se encontram para então dar vida a imagens que lembram momentos vividos em alguns festivais, como de Coachella (Bélgica), Ultra (Estados Unidos), Circuit Festival Barcelona (Espanha) e Holly Collor Party (Londres). “Eram algumas festas que o artista costumava frequentar. Aos poucos a gente consegue ver toda poesia que há nesse trabalho”, explica Pacheco.

Mas cada obra também tem o intuito de carregar crítica implícita ao estilo de vida que os jovens retratados levam. “A juventude se preocupa muito com a imagem e pouco com a vivência. E Javier é despreocupado com isso. Ele termina de pintar e diz: ‘Não me importo com o que está na tela e sim com o momento’”, conta Pacheco. Em uma das produções é possível ver ainda prática comum entre o público, a selfie. “Fotografam muito e curtem pouco. Gostaria que quando este pessoal saísse daqui tivesse pensamento sobre como eles estão aproveitando a vida”, completa. Ainda segundo ele, este tema foi escolhido porque o público que visita a galeria é majoritariamente jovem.

Para dar continuidade com o andamento da galeria, o curador revela que existem planos ligados a outros países. “A gente quer expandir nacionalmente em Estados como Minas Gerais e Rio de Janeiro, mas o foco é ir para fora do Brasil”, encerra. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;