Política Titulo Mauá
Vanessa Damo abre mão para apoiar Atila

Deputada diz que desistiu de disputar Paço para
evitar entraves jurídicos e indica marido para vice

Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
15/03/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/DGABC


A deputada estadual Vanessa Damo (PMDB) anunciou ontem que abre mão de disputar o Paço de Mauá para apoiar o também parlamentar paulista Atila Jacomussi (hoje no PCdoB) na corrida eleitoral majoritária de outubro. Em troca, o marido da parlamentar, José Carlos Orosco Júnior (PMDB), será indicado como vice na chapa do pré-candidato comunista.

O acordo foi acertado no fim de semana e divulgado ontem pelos parlamentares ao Diário, em visita ao jornal. Vanessa alegou que a desistência se deu para evitar possíveis entraves jurídicos caso vencesse o pleito. A parlamentar é alvo de processos no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). “Tomei essa decisão (de abrir mão de candidatura) para que eu não me lance numa campanha e essa questão jurídica seja retomada a todo instante”, justificou, ao mencionar conturbado cenário político local em 2004, quando a candidatura vitoriosa no primeiro turno do ex-vice-prefeito Márcio Chaves (ex-PT, hoje PSD) foi impugnada às vésperas do segundo turno e o segundo colocado naquela disputa – justamente o seu pai, Leonel Damo (PMDB) – só foi declarado vencedor um ano depois do páreo.

A peemedebista ainda acusou o prefeito Donisete Braga (PT) de provocar o Judiciário para prejudicá-la. “A cada vez que dou um passo para frente, o PT movimenta questões jurídicas e faz com que a minha vontade e a vontade da população (em ser candidata) fiquem em segundo plano”, avaliou.

Atila classificou o apoio de Vanessa como “fundamental” e rasgou elogios ao marido da deputada, que é presidente do PMDB mauaense. “O Orosco é um grande coordenador político, conhece e vive a cidade. Vai contribuir muito, até porque a Vanessa é deputada e não iria abrir mão (do mandato) para ser minha vice”, salientou. A possível chapa foi apresentada oficialmente aos aliados na noite de ontem, em evento com grande público.

No ano passado, Vanessa já havia cogitado abdicar da disputa para apoiar Atila, propondo que as candidaturas da oposição fossem unificadas. A hipótese, porém, não foi abraçada por Atila e a possível parceria perdeu força. Será a primeira vez que os dois subirão no mesmo palanque numa disputa pelo Paço. Na eleição de 2012, Atila ficou na terceira colocação e apoiou Donisete na briga direta com a peemedebista no segundo turno.

ÔNUS DAMO
O acordo entre os parlamentares não foi recebido com surpresa pelo governo petista. Nos bastidores, Donisete já esperava possível aproximação de Atila com a peemedebista. Na ótica do núcleo duro do PT, a aliança beneficiará o prefeito, já que Atila esbanja discurso de mudança, mas carregará na campanha o ônus de união com o clã Damo.

Com o acordo selado com o PMDB, Atila passa a priorizar sua filiação no PSB, por onde disputará o páreo. O parlamentar, porém, ainda aguarda desfechos da candidatura de Clóvis Volpi (PSDB) para bater o martelo na mudança. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;