Internacional Titulo
Funcionários da ONU são suspeitos de corrupção, diz TV
Por Da AFP
21/04/2004 | 00:41
Compartilhar notícia


Pelo menos três altos funcionários das Nações Unidas teriam desviado milhões de dólares do programa de ajuda ao Iraque Petróleo por Alimentos, que supervisionava a venda de petróleo iraquiano durante o regime de Saddam Hussein. A denúncia foi veiculada nesta terça-feira pela rede de TV americana ABC.

Segundo a emissora, documentos do ministério do Petróleo iraquiano envolvem o diretor do programa Petróleo por Alimentos, o cipriota Benon Sevan, em um esquema de corrupção que permitiu a venda do óleo por preços mínimos a 270 funcionários estrangeiros. Os outros dois empregados da ONU suspeitos de envolvimento no caso não tiveram os nomes revelados pela ABC.

O plano Petróleo por Alimentos foi lançado pela ONU em 1996 para paliar os danos provocados à população iraquiana pelo embargo internacional imposto ao regime de Saddam Hussein após a invasão do Kuwait, em 1990.

As acusações foram divulgadas um dia antes da reunião do Conselho de Segurança da ONU para avaliar supostas fraudes no programa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;