Economia Titulo
Caixa e Strong-FGV assinam convênio para cursos de pós
Por Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
24/05/2006 | 07:40
Compartilhar notícia


A Caixa Econômica Federal firmou terça-feira convênio com a escola Strong-FGV, de Santo André, em que oferece aos alunos da instituição uma linha especial de crédito voltada a financiar a pós-graduação. Foi uma das primeiras parcerias da Caixa no país para a nova linha, que foi lançada no início deste mês. A nova modalidade prevê o financiamento integral dos cursos aos interessados, até o teto de R$ 30 mil, com juros de 2,35% ao mês.

Por conta do pagamento antecipado à Caixa, o estudante pode ter descontos junto às instituições de ensino superior, já que pagará à vista o valor total da pós. A Strong, que oferece MBA (Master Business Administration) em gestão empresarial, gestão financeira e em logística, entre outras, que gira em R$ 20 mil, concedeu desconto de 10%.

Além do valor menor, a pessoa tem a vantagem de poder dispor de um período maior do que o oferecido em geral pelos estabelecimentos de ensino para quitar o financiamento. Na escola da região, o MBA dura normalmente 22 meses, contra 36 meses do prazo estipulado pela Caixa para a quitação. Anualmente, ingressam na Strong cerca de 1,2 mil novos alunos.

Para a gerente da Superintendência Regional ABC da Caixa, Célia Dias Lacerda, o convênio traz vantagens não só para os alunos. A instituição financeira se beneficia, ao fomentar o acesso ao crédito; as escolas podem incrementar seu capital de giro e ter maior ganho financeiro, ao receber o valor integral; e os estudantes têm condições mais facilitadas para aprimorar sua formação.

A Caixa buscou financiar a pós, segundo a gerente, para atender a um mercado ainda pouco assistido por linhas de financiamento. Na área da graduação, já existe o Fies (Programa de Financiamento Estudantil), oferecido pelo MEC (Ministério da Educação).

Para quem deseja fazer pós com recursos financiados, basta se dirigir a uma das 2.372 agências espalhadas pelo país – desde que a escola já esteja conveniada –, com documentos de identificação, comprovantes de rendimento e matrícula.

Potencial – Percebe-se um grande potencial de financiamento nessa área. Censo Demográfico 2000, feito pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) aponta que 5 milhões de pessoas concluíram o nível superior. Além disso, entre 2001 e 2003, houve um crescimento médio de 24% no número de instituições que oferecem cursos de pós-graduação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;