Política Titulo Eleições 2016
Vicentinho e Zé Antônio acenam para Filippi
Por Fabio Martins
20/02/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC:


O deputado federal Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho, e o vereador José Antônio da Silva anunciaram ontem retirada de pré-candidatura a prefeito de Diadema pelo PT. A decisão foi anunciada na sede do diretório, no bairro Piraporinha, e, segundo eles, foi feita com o propósito de convencer o ex-prefeito José de Filippi Júnior (PT), que tem rejeitado liderar empreitada. A sigla, que comandou a cidade por seis mandatos, tenta impedir a reeleição do prefeito Lauro Michels (PV).

Com isso, o partido tem agora o vereador Manoel Eduardo Marinho, o Maninho, como nome único na concorrência interna. Na segunda-feira, a direção do PT de Diadema havia oficializado processo de prévia para o dia 3 de abril.

Depois de se reunirem na subsede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC em Diadema, Vicentinho e Zé Antônio se deslocaram ao diretório petista, onde estava em curso reunião de Maninho com a bancada de vereadores e com o deputado estadual Teonílio Barba (PT), que apoiam seu nome. A situação gerou clima de constrangimento no diretório, pois, enquanto Vicentinho e Zé Antônio anunciavam desistência pelo aceno a Filippi, Maninho definia estratégia com apoiadores na sala de reuniões a poucos metros de distância.

Presidente municipal da sigla e ausente no encontro, o ex-prefeito Mário Reali (PT) admitiu desconhecimento do episódio. “Fiquei surpreso com o ocorrido. O que precisamos fazer agora, de maneira sólida, é construir uma saída. O desenho se tornou outro”, pontuou.

Vicentinho, que tentava emplacar pela terceira vez seu nome em eleição ao Paço – foi duas vezes derrotado em São Bernardo (2000 e 2004) com larga distância –, justificou decisão. “Não vim para disputar. Poderíamos ter vencido a prévia, mas queremos a unidade. O Filippi reúne melhor condição (de vencer a eleição em Diadema)”, apontou. “Na segunda-feira, declarei que o candidato tem de ser o Filippi. Nosso grupo sempre defendeu isso. Agora, é esperar como será o andamento. Minha posição precisa ser mantida, seria incoerente sair (desistir)”.

Filippi não foi localizado para comentar o assunto.

PPS vira plano B para secretários de Lauro que pensam no PSB

A possível perda do PSB no arco de aliados para a eleição de outubro fez com que o prefeito de Diadema, Lauro Michels (PV), preparasse o PPS – hoje nas mãos de seu secretário de Transporte, José Carlos Gonçalves – como plano B para alocar seus secretários e lideranças para o processo eleitoral durante abertura de janela de filiação.

Devem embarcar na legenda popular-socialista os titulares da Educação, Marcos Michels (PV), e de Esportes, Antônio Marcos Ferreira, o Marquinhos da Liga (sem partido), que concorrerão a vaga na Câmara. Outros pré-candidatos são o vereador José Zito da Silva, o Zezito, e o ex-parlamentar João Merenda. O partido, que ficou anos no ostracismo no município, voltou a ter força após a chegada de Zé Carlos à presidência.

O PSB era pretendido por Lauro na coalizão que defenderá a reeleição do verde em outubro. A legenda rachou no ano passado, com parte dos socialistas apoiando projeto solo. O vereador Vaguinho do Conselho (hoje no PRB) era o nome defendido, porém, o presidente municipal da sigla na ocasião, Manoel José da Silva, o Adelson, insistiu em adesão ao atual chefe do Executivo. O embate resultou em intervenção da executiva estadual prometendo definir posicionamento perto da convenção, que deve ocorrer entre julho e agosto. Vaguinho se filiou no PRB.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;