Nacional Titulo
Jovens perdem virgindade cedo
05/07/2007 | 07:26
Compartilhar notícia


O Brasil aparece em segundo lugar no ranking dos que perdem a virgindade mais cedo, com 17,4 anos, em média. O País fica atrás apenas da Áustria, onde a primeira relação sexual acontece com 17,3 anos. Por outro lado, apesar da precocidade, os jovens brasileiros usam cada vez mais preservativos e aparecem em sétimo lugar nesse quesito.

“A boa notícia é que o uso do preservativo está aumentando, mas não tanto como (instrumento de) planejamento familiar, mas por uma política eficiente de prevenção ao HIV/Aids”, disse o coordenador da pesquisa, o cientista em saúde pública da Johns Hopkins University, Miguel Fontes. O estudo, realizado com 26 mil entrevistados em 26 países, foi intitulado A Face Global do Sexo - Primeira relação sexual: uma oportunidade para toda a vida, feito pela Durex, fabricante européia de preservativos.

“Outro dado significativo que observamos, mas que não aparece no relatório, é que 80% dos brasileiros guardam boas recordações da primeira relação sexual, o que faz com que o País apareça em primeiro lugar nesse quesito”, lembrou Fontes.Na média mundial, 42% das mulheres e 32% dos homens reportaram sentimentos negativos sobre a primeira vez.

O estudo analisou 13 variáveis para saber quais influenciavam contra ou a favor do uso de contraceptivos. Verificou-se que o gênero, idade, condição social, educação, idade da primeira relação, se houve planejamento, o status do relacionamento e a espontaneidade foram fatores determinantes. Na faixa etária entre 16 e 19 anos, três quartos dos jovens usam preservativos na primeira relação. Na faixa entre 25 e 34 anos, apenas 33,6% das pessoas usam camisinha.

As mulheres previnem-se 25% a mais que os homens, mesmo percentual dos que possuem ensino superior em relação aos que não têm. Abaixo dos 16 anos, a tendência é se prevenir menos, acima dos 24 também. As mulheres também tendem a perder a virgindade mais cedo do que os homens. Na média mundial, a primeira relação sexual delas acontece aos 18,9 anos, enquanto a deles fica na média de 19,5 anos.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;