Internacional Titulo
Sistema russo antimísseis tem falhas perigosas
Por Do Diário do Grande ABC
10/02/1999 | 10:02
Compartilhar notícia


O sistema russo de defesa de alerta rápido antimísseis só funciona com um terço de sua capacidade normal, aumentando o risco de um disparo equivocado, afirma o Washington Post em sua ediçao desta quarta-feira.

Em duas ocasioes, em 1983 e 1995, sinais que faziam acreditar num ataque foram enviados a depósitos de mísseis russos antes de ser reconhecidos como errados, informaram a este jornal especialistas em assuntos de segurança russos e ocidentais.

Somente três dos nove satélites necessários para vigiar os silos de mísseis e os submarinos norte-americanos estao em atividade, o que significa que durante várias horas diárias os comandantes militares russos ignoram tudo sobre um possível ataque, explica o Washington Post.

A rede satelitária russa se deteriora porque os problemas financeiros impediram que Moscou completasse novamente a rede de satélites necessária para garantir um bom funcionamento de seu sistema de alerta rápido, segundo Paul Podvig, do Centro de estudos do controle de armamentos, de energia e meio ambiente de Washington.

Apesar do fim da guerra fria, Rússia e Estados Unidos permanecem em alerta nuclear, com a ameaça de uma resposta em massa em caso de detecçao de mísseis inimigos em vôo.

Entretanto, a ameaça de resposta exige um alerta rápido preciso e alguns especialistas ocidentais acham que o aumento das lagunas no sistema de alerta via satélite da Rússia aumentou o risco de importantes erros de cálculo, já que os comandantes russos dispoem de menos tempo para determinar se uma informaçao sobre um ataque é exata.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;