Política Titulo
Atraso na verba atrapalha planos de Volpi
Cynthia Tavares
Especial para o Diário
27/09/2011 | 07:00
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


Os R$ 11 milhões do governo estadual para construção do Hospital Municipal de Ribeirão Pires estão emperrados. O convênio com o município foi assinado no dia 20 de agosto, mas ainda não foi publicado no Diário Oficial do Estado. Com isso, o dinheiro não pode chegar aos cofres da cidade.

O prefeito Clóvis Volpi (PV) fez reivindicação ao secretário de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, ontem, durante reunião no Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. "O Clóvis falou comigo e com o (Sidney) Beraldo (secretário da Casa Civil) e vamos ver o porquê de não ter saído ainda", prometeu Edson.

O aporte faz parte do pacote de investimentos na ordem de R$2 bilhões anunciado pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) durante realização do Governo Pressente, evento em que o primeiro escalão estadual visita cidades para ouvir demandas da região. Volpi, na ocasião, comemorou a ajuda, que, segundo ele, aceleraria o andamento das obras.

O discurso agora é outro. "Estamos 20 dias atrasados com a obra, mas não vai influenciar o cronograma de término, porque dependendo do recurso disponível aumentamos ou não o recurso de pessoas trabalhando", analisou o prefeito. A ideia é inaugurar o hospital em março, no aniversário da cidade.

A Secretaria de Saúde informou que "o investimento está aprovado e garantido", mas a transferência ocorrerá de acordo com as medições enviadas pelo departamento de engenharia da Prefeitura. O órgão estadual não deu prazo para publicação do convênio.

Volpi não se mostrou animado com a situação. "Lamento porque assinamos dia 20, já se passaram 36 dias e ele não foi publicado. Só posso investir recursos quando houver publicação, pois ela dá validade", afirmou. Os equipamentos para o local estão em fase de licitação. A compra será feita com verba do governo federal. 

PROJETO

O prédio fica na Estrada da Colônia e terá 3.500 metros quadrados de área construída. Estima-se que sejam oito consultórios médicos, sala de medicamentos, laboratório de análises clínicas com atendimento ginecológico, pediátrico e clínico. O hospita também contará com centro cirúrgico obstétrico, maternidade e 125 leitos de internação. 

Prefeito não se preocupa com manobra dos vereadores

O prefeito de Ribeirão Pires Clóvis Volpi (PV) disse que a manobra dos vereadores para adiar projeto que revoga da concessão da área da antiga rodoviária para construção de shopping não influencia na intenção do Executivo em dar outra utilidade para o local até julho.

O local abrigaria centro de lojas, mas a licitação parou na Justiça e a Prefeitura resolveu construir mercado municipal. A ideia não agrada parte dos parlamentares, que adiaram a matéria por 15 dias.

Hoje o texto volta à ordem do dia. Contudo, é nítido que há movimento para postergar o projeto por mais duas semanas. "Eles têm direito de discutir. É obra fácil de fazer, pois aproveitaremos a estrutura", declarou.

O verde ressaltou que a ideia de construir mercadão "não é do Executivo". "A vontade é da comunidade. Houve uma pesquisa oficiosa no Facebook e juntando feiras e mercado dava 80% (de respostas positivas)", disse.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;