Setecidades Titulo Assistência Social
Família Paulista chega à região

Programa irá beneficiar moradores em condições de extrema pobreza de três cidades

Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
20/01/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Representantes do Programa Família Paulista, do governo estadual, estiveram ontem na região para as primeiras reuniões que irão mapear ações estratégicas de combate à pobreza nos municípios de Diadema e Rio Grande da Serra. Mauá também integra a iniciativa e realiza hoje o primeiro encontro. Lançado no mês passado pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), o programa tem como objetivo enfrentar as múltiplas privações de famílias em situação de extrema vulnerabilidade social (com renda mensal de até R$ 77 per capita).

Ao todo, 28 municípios do Estado foram selecionados para a primeira etapa com base no IPVS (Índice Paulista de Vulnerabilidade Social) e no IPRS (Índice Paulista de Responsabilidade Social), ambos da Fundação Seade.

No Grande ABC, a proposta é disponibilizar neste ano R$ 9,7 milhões para 6.284 famílias, sendo 3.958 em Diadema, 712 em Mauá e 1.614 em Rio Grande da Serra para que deixem a extrema pobreza.

Em reunião com representantes de Diadema ontem, a coordenadora da iniciativa, Lígia Pimenta, destacou a metodologia de trabalho. “A ideia do programa é entender as necessidades dessas famílias. A partir disso, o objetivo é conseguir, por meio de ações feitas pelo município, pequenas reformas que gerem mudanças nesses núcleos. Por exemplo, uma família que mora em uma casa úmida e pouco ventilada, ao trocarmos a única janela do local por outra maior, podemos diminuir o risco de doenças nesses moradores.”

Presente na primeira reunião, o prefeito de Diadema, Lauro Michels (PV), ressaltou a importância do programa. “Tendo estrutura do Estado é muito mais fácil combater o problema da pobreza, que no nosso município se espalha por diversos núcleos.”

A secretária de Assistência Social e Cidadania de Diadema, Regina Gonçalves (PV), explica que já nas próximas semanas o município irá promover força-tarefa para acertar detalhes das ações que devem ser colocadas em prática durante os 12 meses em que o programa irá vigorar. “Nosso objetivo é adiantar a escolha do grupo de gestores para posteriormente definir os territórios que devem receber as ações.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;