Setecidades Titulo Animal
Jacaré é capturado na rua em Rio Grande

Espécie ameaçada de extinção foi entregue ao zoológico do Estoril, em São Bernardo

Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
13/01/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


A Defesa Civil de Rio Grande da Serra capturou na Rua Ana Bela, bairro Oásis Paulista, um jacaré-de-papo amarelo. O animal foi encontrado por um morador em poça de água próxima da margem da Represa Billings, na segunda-feira. Ele seguiu ontem para o Zoológico do Parque Estoril, no Riacho Grande, em São Bernardo.

A espécie, que está ameaçada de extinção, pode chegar até a três metros de comprimento. A que foi encontrada é macho e mede 70 centímetros. O habitat natural do réptil é a Mata Atlântica.

Conforme o coordenador da Defesa Civil Cesar Eduardo Leite Teodoro, o bicho não apresentava sinais de maus-tratos e estava bem alimentado, o que acabou influenciando para que não atacasse ninguém.

“Com todo animal selvagem há risco de atacar alguém, principalmente se ele sentir que está ameaçado. Esse jacaré estava calmo e não tinha fome, o que nos leva a crer que ele estava sendo cuidado por alguém”, afirmou.

Desde quando iniciou o trabalho na cidade, há 15 anos, Teodoro contou que esta é a primeira vez que a espécie é encontrada na cidade. “É um tipo de animal que não tem na nossa região, então, como ele apareceu aqui? Não sei se é tráfico de animais ou alguém que está criando e depois solta.”

Além do jacaré, há cerca de cinco meses, a Defesa Civil encontrou uma cobra jararaca na porta de uma casa. Ela era de coloração bege, sendo encontrada somente na Ilha Grande, no Litoral. A fiscalização ambiental está sendo intensificada.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;