Fechar
Publicidade

Sexta-Feira, 3 de Dezembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

cultura@dgabc.com.br | 4435-8364

IBGE dá uma força na escola


Do Diário OnLine

04/03/1999 | 12:00


A Internet já nao é brincadeira para milhoes de jovens em todo o mundo. No Brasil, a rede mundial de computadores se transformou em ferramenta fundamental no ensino. Consciente de que o computador tornou-se instrumento fundamental de pesquisa, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou nesta semana o site IBGE Teen, uma versao totalmente dedicada aos estudantes.

Estao alí, por exemplo, as informaçoes sobre o Censo 2000. Numa seçao especial, é explicado o por quê do levantamento, sua utilidade etc. É possível até se inscrever como recenseador, bastando para isso enviar um e-mail ao Instituto. De quebra, há informaçoes precisiosas sobre a populaçao brasileira. Desde 1872.

Para quem gosta de aprender brincando, a seçao Testando é prato cheio. Na ediçao de estréia, há dois testes: manual de sobrevivência na selva, no qual pode-se conferir o quanto se está preparado para o caso de sofrer uma queda de aviao em plena mata; e você conhece o Brasil?. Ambos sao muito divertidos.

Notícias apresenta informaçoes retiradas dos últimos censos. Nada de tabelas repletas de números difíceis de se entender. Os textos sao simples e cheios de exemplos. Você sabia, por exemplo, que as meninas ficam mais na escola do que os meninos?

Para os trabalhos escolares, o destino certo é Maos na Roda. O próprio site explica: "aqui estao uma série de informaçoes (definiçoes, gráficos e estatísticas) que irao ajudar você a fazer as suas pesquisas. Mais do que isso, elas vao explicar, de uma forma simples, assuntos complicados que, às vezes, fazem você deixar de entender um texto inteiro, e até se desinteressar por temas interessantíssimos!". Para mais informaçoes, há livros selecionados em Biblioteca. Termos mais complicados sao desvendados em Dúvidas.

O IBGE Teen será atualizado freqüentemente, com novos assuntos, testes e dados. Muitas vezes, esta promessa nao é cumprida por organizadores de sites. Se seguir os passos de seu irmao mais velho, o site oficial do IBGE, isso nao deve acontecer. A página do Instituto é, entre as do governo federal, a mais completa e ágil. Por isso, vale adiocionar o endereço em seu bookmark. Vai ser uma mao na roda na escola.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;