Memória Titulo Memória
As gêmeas

Conceição e Assunta nasceram há 90 anos em São Bernardo

Ademir Médici
18/08/2015 | 07:07
Compartilhar notícia


Dia de festa hoje, dia de festa em 1925. Conceição e Assunta nasceram há 90 anos, num 18 de agosto como hoje, em casa, na Rua Marechal Deodoro, 225, em São Bernardo, no quarteirão vizinho ao Largo da Matriz. Dia de Santa Helena, do ‘H’ dos seus nomes.

Conceição foi a primeira a nascer. Daí o nome, pois três dias antes a Igreja celebrou o Dia de Nossa Senhora. Também Assunta recebeu seu nome em louvor a Nossa Senhora Assunção, de assunta ao céu.

Conceição tem também no nome Elisa, sua madrinha de batismo. Assunta, da madrinha Constantina. Ritucci, nome do pai. Santos, nome do marido da Assunta; Leal, nome do marido da Conceição. Nomes e retratos perpetuados nesta arte do infografista Agostinho Fratini, do Diário.

Ao centro, professor Mauricio Ceccato, ontem apresentado aqui em Memória, o que descobriu centenas de imagens fotográficas da família e que reuniu as gêmeas Conceição e Assunta para identificação foto por foto.

Este conjunto de informações é a certidão de nascimento da Jornada São Bernardo, em celebração ao aniversário oficial da cidade. São tantos documentos, imagens e informações que a jornada prosseguirá, certamente salteada, até agosto de 2016.

Conceição e Assunta, vestidas como anjos. Contraíram sarampo. Então dona Virginia, a mãe, fez a promessa de levá-las assim vestidas em procissão.

Eu chorava. Não queria ir. Minha mãe vestia a gente sempre igual. E eu não gostava – rememora dona Assunta, com a concordância de dona Conceição.

O pai, André Ritucci, nascido em São Bernardo. A mãe, Virginia Corazza Ritucci, também nascida em São Bernardo. Dona Virginia, benzedora. Foi fotografada às vésperas de completar 100 anos pelo repórter-fotográfico João Colovatti, do Diário. Foi ela quem nos benzeu e contou do erro de se construir uma avenida – a Faria Lima, do sistema trólebus – sobre o Ribeirão dos Meninos, o que ampliou os problemas de enchentes. O mesmo ribeirão em que dona Virginia lavava roupa, como outras mulheres da Vila de São Bernardo. As filhas iam juntas, 90 anos hoje completados, testemunhas da cidade que se foi, de uma história reconstruída, de um século – o 20 – que apenas começava.

Diário há 30 anos...

Domingo, 18 de agosto de 1985 – ano 28, nº 5906
Manchete – Santo André de novo na Justiça contra separação
Grande ABC – Já em obras central de trólebus em terreno de 70 mil metros quadrados cedido pela Prefeitura de São Bernardo no bairro Planalto.
Indústria – Chocolates Pan faz meio século e espera crescer 15% neste ano.
Vôlei Masculino – Pirelli/Santo André ganha o primeiro jogo da decisão da Copa Brasil: 3 a 2 sobre o Bradesco na Hebraica.

Em 18 de maio de...

1860 – Antonio da Silva Jardim nasce em Capivari (Rio de Janeiro). Professor e propagador da República. O Silva Jardim, nome de várias ruas no Grande ABC e pelo Brasil afora. Morreu em 1891, tragado pelo Vesúvio, na Itália.
1911 – Instalado o Distrito de Paz de Santo André, o quarto do município de São Bernardo, depois dos distritos da sede, Ribeirão Pires e Paranapiacaba.
1915 – A diretoria da Sociedade Recreativa Flor da Serra, do Alto da Serra (Paranapiacaba), envia ao jornal O Estado de S. Paulo a quantia de 100 mil réis, arrecadada durante dois espetáculos em benefício dos flagelados da seca do Nordeste.
A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘Transporte de guerra inglês posto a pique no Egeu’.
1925 – Um caminhão com mais de dez ocupantes, dirigido por Guilherme Jorge da Silva, tomba na Rua João Boemer, esquina com a Rua Coronel Oliveira Lima, no Centro de Santo André. Morre um dos passageiros, Adolpho Momeda. O veículo vinha de uma excursão ao bairro de Piraporinha.
1930 – Em Ribeirão Pires, José Morelli e João Gomes disputam dois cabritos. O primeiro agride o segundo com foiçadas e é preso.
1955 – Vila Barcelona, em São Caetano, realiza a primeira reunião da Liga Jesus Maria José.
1960 – Pílula anticoncepcional lançada nos Estados Unidos.
2000 – A Faculdade de Medicina da Fundação do ABC, em Santo André, em parceria com o Incor, inaugura o Centro de Treinamento em Emergências Cardiovasculares e Laboratório de Habilidades 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;