Memória Titulo História
Um artista fiel à cidade

Daí a importância de estimular a nova geração para buscar as peças restantes

Ademir Medici
09/08/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


O trabalho de preservação da memória é mesmo uma espécie de quebra-cabeça que a gente vai montando lentamente e continuamente ao longo do tempo. De repente, inesperadamente, surge mais uma peça para compor o quadro que pretendemos completar e que, ironicamente, jamais será concluído. Daí a importância de estimular a nova geração para buscar as peças restantes.

Utopia? Talvez. Gosto muito de utilizar a definição de utopia do uruguaio Eduardo Galeano, falecido há poucos dias em Montevidéu: “A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar”.

Antonio de Andrade, professor e sociólogo

 

Neste Dia dos Pais, a homenagem a um especial, Mário Jorge Montini, que nos acompanhará durante a 2ª Semana São Caetano 2015, que começa hoje. Pois Mário Jorge nasceu em São Caetano, e vive na cidade há 88 anos. Só saia para trabalhar. Homem do rádio, teatro, TV e dublagem de cinema, este moço de voz firme, redonda, forte, divulgou como poucos o seu município. Nesta primeira edição, um pouco da São Caetano da primeira metade do século passado. E a citação de outros pais que conviveram com a cidade a um tempo misto entre o rural e o início do processo industrial

 

Bairro Cerâmica, uma colônia

Nasci na Rua Heloísa Pamplona, no bairro Fundação. O avô do meu pai era dono da área toda depois ocupada pela Cerâmica São Caetano. Meu pai, com 13, 14 anos, entregava carvão em São Paulo. Seguia com aquelas carroças com quatro rodas, puxadas por quatro cavalos.

O carvão era feito aí mesmo, na colônia do hoje bairro Cerâmica.

Quando a propriedade foi vendida, diziam pela cidade:

– O Montini ganhou na loteria.

De fato, era uma nota. Meu pai pôde construir a casa onde nasci.

 

Lenha. Depois, carvão

Em casa, primeiro todos tinham fogão a lenha; depois a carvão. Meu pai comprou uma placa de ferro que se aquecia por eletricidade. Não compensava. Para fazer um simples café era preciso esquentar todo aquele troço. Um prejuízo sem tamanho.

 

Teatro. O tímido início

Estudei no Senador Flaquer. Dois ou três anos atrás acompanhei minha neta, que foi votar naquela escola. Encontrei tudo diferente.

La atrás da escola havia um quintal, lugar de beber água. Era tão bonito. Havia um palco para as apresentações cívicas. Eles me pegavam sempre para recitar. Detestava. Não queria. Não sei por que achavam que tinha que ser eu.

As meninas escolhidas recitavam com vagar, fazendo gestos e interpretação. Eu era seco e rápido, ligeiro. Falava tudo depressa e saia. Vá tomar banho.

Já com o padre Alexandre Grigoli, pároco da Sagrada Família, fui seu coroinha. Meu irmão Cássio fazia teatro. Ele e tantos outros. Todos nós amadores.

Na minha primeira vez, entrei mudo e sai calado. Levava flores ao túmulo do meu irmão que havia morrido na peça. A família toda chorando.

O meu papel era chegar, depositar as flores, rezar um pouco e sair. Depois comecei a fazer peças mesmo, de verdade.

 

Este é Mario Montini

Nascimento: 10-7-1927

Pais: Pedro Américo Montini e Maria Previato Montini

Irmãos: Olga Romana, Delmira, Cacio e Otávio Américo

Curiosidade: o pai, Pedro Américo, era primo de Giovanni Battista Enrico Antonio Maria Montini, o papa Paulo VI, que governou a Igreja entre 1963 e 1978.

 

Em 9 de agosto de …

O carpinteiro José Molinaro agride com um formão o jardineiro e compadre José Lensi. A agressão ocorreu na Rua Santo Antonio, em São Caetano.

A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘Alemães avançam em Argonne e atacam em Kowno’.

João Pessoa, presidente da Paraíba, sepultado no Rio de Janeiro.

Partido Democrático de São Paulo presente, entre os quais José Amazonas, de Santo André.

Os acontecimentos do Largo São Francisco, em São Paulo, repercutem em todo o País.

Sociedade Esportiva Humaitá, o Gasparzinho da Vila, torna-se campeã do 1º turno do Campeonato de Futebol de Santo André ao vencer ao Búfalo por 3 a 0.

Falece, em São Bernardo, o jornalista Walmir Maranhão. Com mais de 20 anos de atividades na imprensa da região, atuou na sucursal de Santo André do jornal Última Hora e dirigiu o Serviço de Imprensa da Prefeitura de São Bernardo.

 

Hoje

Dia dos Pais

Dia das Vocações Matrimoniais

Início da Semana Nacional da Família

Dia Internacional dos Povos Indígenas

 

Municípios Paulistas

Aniversariam hoje: Socorro e Elisiário.

 

Santos do Dia

Na estampa, Santa Edith Stein, ou Tereza Benedita da Cruz (Alemanha 1891 – 1942). Religiosa. Executada com centenas de outras pessoas no campo de extermínio de Auschwitz-Birkenau em 9-8-1942.

Declarada pelo papa João Paulo II coPadroeira da Europa, junto com Santa Brígida e Santa Catarina de Sena.

João de Fermo (ou de Alverne)

Nateu

Rústico

Juliano, Mariano e oito companheiros mártires.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;