Setecidades Titulo Moradia
Justiça de Diadema suspende reintegração

Antes sem prazo definido, Prefeitura de Diadema
tem 30 dias para organizar a retirada das famílias

Por Vanessa de Oliveira
do Diário do Grande ABC
05/08/2015 | 07:07
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


A juíza da 3ª Vara Cível de Diadema, Cecília Nair Siqueira Prado Euzébio, determinou a suspensão, por 30 dias, da reintegração de posse das 300 famílias integrantes do MLB (Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas) que ocupam, desde o fim de junho, terreno localizado na Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, no Jardim Inamar.

Anterior a essa decisão, na semana passada, a juíza havia afirmado que a ação estava suspensa – porém, sem prazo determinado –, até que Estado, município e a proprietária da área, a Amuhadi (Associação de Mutirão Habitacional de Diadema), garantissem desocupação pacífica, além dos direitos dos ocupantes, atendendo a pedido da Defensoria Pública. Agora, a solicitação à magistrada foi feita pela Snapu (Secretaria Nacional de Acessibilidade e Programas Urbanos), responsável pelo trato dos casos de conflitos fundiários urbanos encaminhados ao Ministério das Cidades.

O órgão federal tomou ciência do caso do MLB após o coordenador-geral do movimento, Wellington Bernardo, 38 anos, levar a questão ao Conselho Nacional das Cidades, do qual é integrante. Segundo nota da Snapu, a suspensão visa “melhor definição das negociações em direção a uma solução justa e pacífica para o conflito em questão.”

“Queríamos que o Ministério das Cidades participasse do diálogo que estamos tendo com a Prefeitura, porque não adianta fechar acordo com a administração municipal se não tiver recurso (para a construção de moradias)”, considera Bernardo.

OPÇÃO - O Executivo de Diadema informou que equipe técnica da CEF (Caixa Econômica Federal) fez, na segunda-feira, vistoria em área situada à Avenida Pirâmide, também no Jardim Inamar, para verificação da possibilidade de construção de unidades habitacionais no local. Ainda de acordo com a Prefeitura, reunião marcada com integrantes do MLB para as 14h de hoje tem objetivo de tratar a questão, Existe a expectativa da construção de moradias por meio do Minha Casa, Minha Vida.

A Caixa Econômica não confirmou as informações até o fechamento desta edição. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;