Setecidades Titulo
Abandono de animais aumenta nas festas
Isis Mastromano Correia
Do Diário do Grande ABC
25/12/2008 | 07:09
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


O abandono de animais nas férias de final de ano cresce 20% na região, apontam especialistas em defesa animal. São pelo menos 5.000 animais que se juntam nessa época do ano ao contingente de 800 mil cães e gatos de rua do Grande ABC - quantidade similar à população de São Bernardo.

Levantamento da Aspapet (Associação Paulista de Pet Shops) indica que no restante do ano a média de animais abandonados é de 2.500 a cada mês.

O fenômeno do abandono em época de festas de final de ano vem se tornando comum devido à banalização e comércio desenfreado de filhotes e sobretudo ao comportamento de posse irresponsável de alguns donos.

Se antes os animais eram amarrados na beira de estradas ou deixados na frente dos centros de zoonoses, hoje, novas e cruéis modalidades de desistência de um animal são cada vez mais observadas por veterinários e ativistas dos direitos animais.

O chamado abandono premeditado está transformando os pet shops e hotéizinhos, paraísos de consumo da indústria animal, em verdadeiros orfanatos de cães e gatos.

Pessoas que querem se livrar de um animal marcam uma sessão de banho e tosa ou uma estadia nos estabelecimentos e depois de terminado o serviço, quando o cão deveria ser devolvido, descobre-se que o telefone e o endereço fornecidos são falsos.

"Trata-se de uma covardia de pessoas que ficam com a consciência pesada e deixam o animal em um lugar que acreditam ser um possível novo lar", diz o presidente da ONG Arca Brasil, Marco Ciampi.

Mas, longe de ser uma nova casa para o bicho desprezado, é no local onde ocorre o abandono que começa a saga para se encontrar uma nova família que queira adotá-lo.

Silvia Valente, presidente da Aspapet entende bem como funciona o círculo vicioso abandono-adoção. Este ano, seu pet shop, em Santo André, deve fechar dezembro com, pelo menos, 30 animais abandonados por pessoas que se passaram por clientes. "Somente esta semana (quatro dias antes do Natal) já deixaram três cachorros aqui", relata Silvia.

Entre estes animais, entraram para a fila de adoção uma poodle e dois vira-latas. "O abandono é principalmente dos cães de raça como lhasa apso e poodle, raças da moda", explica Silvia. Cachorros que chegam a custar R$ 500 no acirrado mercado de filhotes.

Alguns pet shops passaram a fazer marcação cerrada em novos clientes pedindo até CPF e comprovante de residência para cadastro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;